GeralSlide

Caia na Real, vacina vai demorar

Através desta nota a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vem prestar os seguintes esclarecimentos à sociedade brasileira:

“O Instituto Butantan não entregou resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa. Até o momento a Agência recebeu apenas dados pré clínicos, que são dados anteriores ao teste com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado  de que dados referentes à fase 3 já haviam sidos entregues. Em reunião realizada dia 26 de novembro o Butantan afirmou que o pacote de informações necessárias para avaliação da vacina ainda não foi concluído pelo Instituto. A Anvisa informa que a eventual aprovação de uma vacina na autoridade regulatória da China, não implica em aprovação automática no Brasil. A vacina coronavac não está sendo testada nos EUA e na Europa, mas somente na China, Turquia, Indonésia e no Brasil. Ela precisa ser testada e ser segura em brasileiros e precisa saber as condições técnico operacionais da fábrica da vacina que virá para o Brasil e que os prazos de validade e medidas de qualidade para preservação da vacina têm que considerar as condições climáticas do Brasil e quer saber que medidas para acompanhamento e tratamento dos efeitos colaterais da vacina ocorridos em indivíduos vacinados aqui no Brasil. Esclarecemos que atualmente não há vacinas disponíveis para a prevenção da covid registradas no Brasil.”

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408