Chuvas provocam transbordamentos e estragos no interior do Estado
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a quarta-feira (09) deixaram várias avenidas alagadas na Grande Vitória e no interior do Estado, causando diversos transtornos. Em Santa Teresa houve pequenos deslizamentos e alagamentos de residências. Um alerta de “perigo” foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que vai até amanhã sexta (11).
Os maiores acumulados de chuva no Estado, nas últimas 24 horas, foram em Vargem Alta, onde choveu 196 mm, Castelo (112,2), Cachoeiro de Itapemirim (107,59) e Rio Novo do Sul (102,60). Os dados foram divulgados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. Há alto risco de desabamentos em Vargem Alta e Castelo.
Em Fundão na ES 261, caiu uma árvore na zona urbana e interditou o trânsito na tarde de quinta (10). Em Muniz Freire houve deslizamentos e interrupções de vias vicinais. Em Castelo chegam imagens da cidade alagada pelo transbordamento do rio.
Veja a situação das cidades mais atingidas pela chuva:
Vargem Alta
A comunidade do Morro do Sal estava sem acesso devido a cheia do rio que subiu de nível inundando as duas passagens para este local.
Em Jaciguá, uma pessoa ficou presa dentro de um veículo após atolar sobre a lama e foi socorrida por populares. A localidade está sem acesso devido a deslizamentos que estão obstruindo as vias.
Em Córrego Alto, sem acesso devido a ponte de acesso danificada.
Em Córrego do Ouro, sem acesso com veículos devido a inundações.
Em Prosperidade, sem acesso devido a ponte de acesso danificada.
No centro, inundação causada pelo transbordo do Rio Novo causou alagamento de vias.
Cachoeiro de Itapemirim
Alguns distritos estão com as vias de acesso bloqueadas por conta da água da chuva.
Foram registradas quedas de árvores em algumas localidades.
Rio Novo do Sul
Duas pontes foram levadas no distrito de Princesa, próximo à divisa com Iconha.
Há vários pontos de alagamento no município.
Rodovias
A ES-185 e a ES-387, que ligam Ibitirama a Alegre estão interditadas devido à queda de árvores e barreiras. Equipes estão no local para desobstrução.
A ES-181 está interditada em Anutiba, Alegre, devido ao transbordamento do córrego Anutiba.