Geral

Oficinas de Educação Patrimonial em Santa Teresa nos dias 09 e 10

Acontece nesta sexta e sábado (09 e 10) duas oficinas do projeto Educação Patrimonial Santa Teresa.

Na sexta (09) das 14h às 18h acontece o minicurso “O Uso da Fotografia na Educação Patrimonial” a cargo do tutor André Malverdes (Deparq Ufes) e no sábado “Arquivos pessoais : Organização e uso cultural das 8:30 h às 17:00h, oficineira: Margarete Farias de Morais (Deparq Ufes) na Casa da Cultura.

De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria de Turismo e cultura do município, as oficinas fazem parte do projeto de Educação Patrimonial Santa Teresa: “Diálogos entre escola, documentos e cidade”, Informa ainda que o próximo municurso é : Tecnologia da informação no ensino da história local que deve acontecer no dia 30 de junho na Casa da Cultura. As oficinas vão até o mês de outubro.

O Coordenador do projeto Educação Patrimonial da Universidade Federal do Espírito Santo, André Malverde, diz que Santa Teresa hoje é um dos municípios capixabas com maior potencial para o Turismo Cultural. “O município se destaca em várias atividades e espaços adequados para o conhecimento e à fruição do patrimônio cultural. Basta percebermos os visitantes que frequentam Santa Teresa todos os finais de semana interessados na história local, na arquitetura, no folclore, na tradição, na música, na arte, nos hábitos e nos costumes da cidade”. Explica

Segundo Malverde, a cidade precisa evoluir no que diz respeito ao seu patrimônio documental composto principalmente por arquivos pessoais e familiares que hoje se encontram nos lares de seus moradores como documentos textuais, fotografias, história oral e objetos.  O ponto positivo que a cidade conta com universidades, profissionais envolvidos com o patrimônio, uma comunidade com forte identidade cultural e centros de ensino que podem caminhar em conjunto com a prefeitura e a sociedade civil organizada pensando em políticas públicas e ações voltadas para a salvaguarda e difusão desses acervos. Pensando nisso que o projeto Educação Patrimonial Santa Teresa, com patrocínio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, vem oferecendo várias oficinas e atividades na comunidade para pensar, planejar, fomentar e incentivar a cidade no que diz respeito ao seu patrimônio documental que compõem seu patrimônio cultural”. Informa.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408