SlideTurismo

Fuxico na árvore de Natal em Santa Teresa

Maior do que a de crochê do ano passado, a árvore de Natal da Pestalozzi deste ano tem 7 metros de altura e é feita de fuxico.  “É muito gratificante ver a reação das pessoas ao ver a árvore”. Diz Nenê, a presidente.

WhatsApp-Image-2020-12-14-at-20.34.14-1024x768 Fuxico na árvore de Natal em Santa Teresa
A árvore sendo montada, mais de 6 mil fuxicos foram necessários para revestir a peça de 7 metros de altura.

Todos devem conhecer aquela roseta feita de tecido, geralmente retalhos e sobras, usada como um aplique para conceder graça a uma peça… Ao puxar a linha, forma-se uma trouxinha de tecido, aí está formado o fuxico. Agora imagina você, querido leitor, diante de uma árvore de natal com mais de 7 metros de altura toda revestida de fuxico. Isso mesmo! Este é o belíssimo trabalho das Voluntárias Bordadeiras  “Anitta Nascimento” da Pestalozzi de Santa Teresa instalada na Praça Primo Sancio na Rua do Lazer. 

A diretora da Associação Pestalozzi de Santa Teresa, Marisa Lucindo, diz que a árvore de fuxico é uma obra de muitas mãos. “Muitas fizeram fuxico, pessoas bondosas doaram a estrutura, foi uma ideia de nossa oficineira Adnéia Nascimento Peroni, que tomou forma pelo trabalho de nossa presidente Maria do Rozário, a Nenê.

131331150_219713352959326_1168355695111677902_o-1024x768 Fuxico na árvore de Natal em Santa Teresa

A presidente da Associação Pestalozzi de Santa Teresa, Maria do Rozário Pretti, a popular Nenê, diz que a árvore tem sete metros, cerca de seis mil fuxicos e foram gastos mais de  duzentos metros de tecido. Nenê informa ainda que cerca de 20 pessoas, entre Voluntárias Bordadeiras da Pestalozzi e voluntárias amigas da cidade, trabalharam na confecção do enfeite natalino.  “É muito gratificante ver a reação das pessoas ao se deparar com a árvore.  Nosso trabalho é um reconhecimento à cidade por toda ajuda que é fornecida à Pestalozzi de Santa Teresa. Esse ano teremos uma pequena urna e também um código picpay para que as pessoas que por ali passam possam contribuir com o natal da instituição. Toda ajuda é bem vinda”. 

Nenê informa que o custo da confecção da árvore foi muito baixo, porque tudo foi doado por comerciantes, moradores e amigos. “A armação foi doada por meu primo Rodrigo Lelpo Bastos que mora em Vitória e agradecemos a ajuda de todos que contribuíram ou irão contribuir com a Pestalozzi de Santa Teresa. O espírito Natalino se faz presente entre nós. Natal é período de reflexão e paz, principalmente no momento difícil que estamos vivendo”. Explica.

WhatsApp-Image-2020-12-14-at-20.34.14-1-1024x768 Fuxico na árvore de Natal em Santa Teresa
A árvore de crochê do ano passado, armada ao lado do Bar Elite tem 5 metros de altura

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408