GeralSlide

36º Mapa de Risco aponta 5 municípios em risco alto

Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga são os municípios anunciados pelo governador Renato Casagrande (PSB) como risco alto no novo mapa de risco.

O 36º mapa de risco da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Governo do Espírito Santo, aponta que cinco cidades capixabas estão em risco alto para a contaminação pelo coronavírus. São elas: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga.

No mapa anterior, seis cidades estavam em risco alto para a doença. Apenas Ecoporanga e Mantenópolis continuaram na classificação.

O número de municípios em risco moderado aumentou, de 48 para 51. E caiu o número dos que estão em risco baixo, de 24 para 22. Todos os municípios da Grande Vitória estão em risco moderado.

whatsapp-image-2020-12-18-at-17.51.44 36º Mapa de Risco aponta 5 municípios em risco alto
Comparativo entre o 36º e o 35º Mapas de Risco da Covid-19 do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo ES

governador Renato Casagrande (PSB) nesta sexta-feira (18). Durante o pronunciamento, Casagrande falou da reunião que teve com o presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de dezembro.

“O presidente informou naquele momento que abriria um crédito de R$ 20 bilhões para comprar vacinas, independente da origem, desde que estivessem autorizadas pela Anvisa. Um passo importante, porque o nosso pedido sempre foi de que o governo federal coordenasse o Plano Nacional de Imunização, pudesse fazer a aquisição de todas as vacinas. Os governos estaduais, junto com os municipais, faremos a distribuição e a efetivação do plano de imunização”.

Casagrande também falou sobre a importância da vacinação como forma de evitar mortes pela Covid-19. “Se o Brasil conseguir efetivar o trabalho de fazer chegar a saúde a todos os brasileiros, e a todos os capixabas, nós não perderemos mais tantas vidas. Nós vamos salvar vidas, que é a nossa preocupação agora. É ao mesmo tempo, podemos dar dinamismo à economia”.

De acordo com o governador, o Estado já está preparado para aplicar as doses da vacina contra o coronavírus.

“Nós temos a capacidade de aplicarmos essa vacina, e o Espírito Santo já se preparou. Nós já compramos as seringas, já compramos todos os insumos necessários para que o nosso plano aqui no Estado seja feito com muita rapidez e efetividade. Até porque, estamos chegando na segunda fase da pandemia, estamos vendo o número crescente de casos”.

Por fim, Casagrande deixou um apelo para que os capixabas evitem fazer festas e aglomerações durante as comemorações de fim de ano, e que reforcem os protocolos de segurança para evitar uma grande quantidade de mortes pela Covid-19 durante o verão.

“É um período difícil de controlar, em que as pessoas historicamente sempre interagiram, congregaram muito. Está chegando o Natal e o Ano Novo. Se encararmos esse período e tivermos um comportamento como sempre tivemos, nos anos anteriores, vamos ter muita tristeza neste período. Se não nos conscientizarmos de que o momento exige distanciamento, nós podemos ter um verão com muita tristeza, porque muitas pessoas poderão ser internadas e parte dessas pessoas poderão perder a vida. Este momento é diferente de todos os outros que passamos”.

Classificação de risco

Risco Alto: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Mantenópolis e Vargem Alta.

Risco Moderado: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco Baixo: Apiacá, Atílio Vivácqua, Boa Esperança, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Montanha, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408