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Celina Rodrigues, a “Pintora do Vale”

Celina Rodrigues La pittrice della Valle

Por Antonio Angelo Zurlo –  Di Antonio Angelo Zurlo

Fonte: A Gazeta, Vitória, 21 Out. 1947 – Fonte: A Gazeta, Vittoria, 21 ottobre 1947

Tradução: Traduzione: Claudio Piacentini

Pintores como Celina Rodrigues, Nair Vervloet e Alcebíades Ghiu tiveram a oportunidade de estudar na capital federal, onde permaneceram por períodos mais ou menos longos ou mesmo definitivamente. A introdução da pintora Celina Rodrigues no cenário artístico nacional acontece em 1944 quando foi premiada no 50º Salão Nacional de Belas Artes com Menção Honrosa pelo Auto-retrato em pastel, na categoria desenho. Parte do mérito dessa conquista pode ser creditada aos ensinamentos que vinha recebendo de Bustamante Sá, com cuja linguagem modernista Celina iria sintonizar melhor seus princípios estéticos.

Pittori come Celina Rodrigues, Nair Vervloet e Alcebíades Ghiu hanno avuto l’opportunità di studiare nella capitale federale, dove vi sono rimasti per periodi più o meno lunghi o anche definitivamente. L’ingresso della pittrice Celina Rodrigues nello scenario artistico nazionale avviene nel 1944 quando è premiata al 50º Salone Nazionale di Belle Arti con una citazione di onore per l’autoritratto in pastello, categoria disegno. Parte del merito di questo traguardo può essere dato agli insegnamenti ricevuti da Bustamante Sá, il cui linguaggio modernista avrebbe stimolato i principi estetici di Celina.

Entretanto, a partir de 1947, após passagem pela Colméia dos Artistas, de Levino Fanzeres, Celina marcaria definitivamente seu encontro com a paisagem tradicional ou naturalista. Essa temática foi eternizada nos vários aspectos do Vale do Canaã, na região serrana capixaba, e seria repetida em toda sua trajetória pictórica. Na cidade de Vitória a primeira exposição de pinturas dessa artista data de 1947 quando expõe 17 telas a óleo. Também são desse período as crônicas de Barbosa Lima sobre tal artista, que passou a chamar de “Pintora de Manhã de inverno” (título de uma pintura considerada por ele uma obra prima).

Questa tematica fu immortalata nei vari aspetti della Valle di Canaan, nella regione montana capixaba (di Espirito Santo, ndt) e si sarebbe ripetuta in tutta la sua traiettoria pittorica. A Vittoria la prima mostra di quadri di questa artista data 1947, esponendo 17 tele ad olio. Sono anche di questo periodo le cronache di Barbosa Lima sull’artista, che iniziò a chiamarla “Pittrice delle mattinate d’inverno” (titolo di un suo lavoro da lui considerato un capolavoro).

Segundo o crítico tratava-se do mais belo trabalho na produção de Celina Rodrigues, pois tudo estava em harmonia na obra: planos, perspectiva e relação entre os motivos céu, terra, água, praia e barcos que permaneciam “perfeitos nas suas tintas e quietos na sua imobilidade”. Lindolpho Barbosa Lima. Com o objetivo de valorizar e incentivar a artista, o crítico mencionava as dificuldades existentes na elaboração dessa paisagem, e que Celina teve consciência da difícil tarefa de retratá-la, mas com persistência e estudo conseguiu obter êxito.

Secondo il critico si trattava del più bel lavoro nella produzione di Celina Rodrigues, visto che tutto nell’opera era armonico: piani, prospettive e relazione tra cielo, terra, acqua, spiaggia e barche che risultavano “perfetti nei loro colori e calmi nel loro immobilismo”. Lindolpho Barbosa Lima. Al fine di valorizzare e incentivare l’artista, il critico citava le difficoltà esistenti nell’elaborazione di detti paesaggi, difficoltà di cui Celina era cosciente, ma con persistenza e studio riusciva nell’intento.

Mesmo assim, Barbosa Lima advertia a pintora que a obra a que ele se referia ainda não podia ser chamada de obra de arte, pois não estava muito além de um esboço, um mero ensaio sobre tal paisagem. Nesse momento a pintora apresentou obras que evidenciavam uma tendência modernista, e talvez tenha sido esse o motivo para a reprovação do crítico.

Però, Barbosa Lima avvertiva la pittrice che l’opera alla quale lui faceva riferimento non poteva ancora essere chiamata capolavoro visto che andava poco oltre un semplice schizzo, una prova su tale paesaggio. In questo momento la pittrice presentò opere che evidenziavano una tendenza modernista e forse fu questa la ragione del giudizio del critico.

Percebe-se, no entanto, na observação de Barbosa Lima, que pelo fato de Celina Rodrigues marcar o relevo com planos de maneira sintética ou geométrica ele temia que ela enveredasse para a abstração, o que fazia com que ela revelasse um “estado de abstração como face de uma forma de encantamento do vale em todo seu conjunto maravilhoso”.

Si nota, comunque, nell’osservazione di Barbosa Lima, a causa del fatto che Celina Rodrigues segnasse il rilievo con piani in modo sintetico o geometrico, che egli temesse una deviazione verso l’astrattismo, rivelando “uno stato di astrattismo come immagine di una forma di incanto della valle nel suo meraviglioso tutt’uno”.

Em outro momento distingue a obra de Celina como uma “pintura que se caracterizava por certa abstração, que permite sondar naturalmente a alma da natureza”. Entretanto, não encontramos nas pinturas da artista tal recurso, mesmo porque a pintora era assumidamente acadêmica.

In un altro momento vede nell’opera di Celina una “pittura che si caratterizzava di un certo astrattismo, che permette di sondare l’anima della natura”. Però, non troviamo nei quadri dell’artista tale caratteristica, anche perché la pittrice aveva una linea molto accademica.

Após angariar essas crônicas, Celina Rodrigues ainda permaneceu na capital carioca por alguns anos, conquistando outros prêmios em salões do Rio de Janeiro e de São Paulo. Volta em 1952 a viver em Santa Teresa, no Espírito Santo, onde sua produção desacelera, pintando apenas ocasionalmente,  se distanciando da pintura e de seu mestre.

Dopo aver raccolto questi commenti, Celina Rodrigues continuò nella capitale carioca per alcuni anni, ottenendo altri premi in mostre di Rio de Janeiro e San Paolo. Ritorna a vivere a Santa Teresa, in Espirito Santo, nel 1952, dove la sua produzione diminuisce, dipingendo solo occasionalmente, allontanandosi dalla pittura e dal suo maestro.

A renomada pintora capixaba Celina Rodrigues, foi homenageada em 2018 durante o XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores que aconteceu no dia 15 de Novembro na Câmara de Vereadores de Santa Teresa por ocasião de seu Centenário (1918-2018).

Alla famosa pittrice capixaba Celina Rodrigues è stato reso omaggio nel 2018 durante il XV Congresso Brasiliano di Poeti e Trovatori che si è tenuto il 15 novembre presso il Consiglio Comunale di Santa Teresa, in occasione del suo centenario (1918-2018).

De acordo com o produtor cultural Rogério Dalmonech, responsável pela pesquisa e divulgação do Centenário, foi um momento oportuno. “Desde 1991 venho reunindo informações para esse projeto de resgate da memória da vida e obra dessa grande pintora teresense, que eternizou o Vale do Canaã com seu traço único e estilo inconfundível.” Afirmou.

Come detto dal produttore culturale Rogério Dalmonech, responsabile per la ricerca e la diffusione del Centenario, era un momento opportuno. “Fin dal 1991 sto riunendo informazioni per questo progetto di riscatto della memoria della vita e dell’opera di questa grande pittrice di Santa Teresa, che ha immortalato la Valle di Canaan con il suo tratto e stile inconfondibili”, ha detto.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408