Vereador apresenta proposta de criação do Comjuve
O Vereador Professor Renato Cosmi apresentou no dia 04 de abril de 2021, uma proposição indicando ao Poder Executivo, a criação do Comjuve (Conselho Municipal de Juventude).
De acordo com o proponente, a Lei 11.129 foi criada em 2005, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas principais atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica local dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Renato diz que a Lei já é uma realidade em diversos municípios e outros estão criando esses conselhos de jovens que buscam a inserção como iniciativa política e também acolher a voz que vem do próprio ambiente juvenil. “Tal proposição, por simetria em nosso município, será de grande valia, considerando a necessidade da juventude em participar como protagonista nesse cenário, pois as políticas públicas voltadas para os jovens, além de urgentes, sem dúvida, é o caminho para que o Estado e o município possam ouvir nossos jovens em suas reivindicações e propostas. É um passo positivo na politização de nossos jovens que tem muito para falar, e com isso, coadjuvar no progresso da doce terra dos colibris”. Explica.
LEI Nº 11.129/2005.
A lei criou o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), com a finalidade de formular e propor diretrizes voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil com ações na promoção de análises de políticas públicas; Na realização de estudos de natureza político-institucional, na formulação, supervisão, coordenação, integração e articulação de políticas públicas para a juventude e na articulação, promoção e execução de programas de cooperação com organismos públicos e privados, voltados à i