CulturaSlide

Oficina sobre cinema e cineclubismo para a região Centro Serrana às 16h no meet

As oficinas sobre cinema e cineclubismo começaram no domingo (06) e vão até a terça (08) na plataforma meet, sempre às 16h.  As oficinas são gratuitas e fazem parte do projeto Cultura em Toda Parte, modulo norte, realizados com recursos da Lei Aldir Blanc e promovido pela Secult.

0821186d-cb68-4357-9b22-57a9d7bbff87-300x248 Oficina sobre cinema e cineclubismo para a região Centro Serrana às 16h no meet
Leonardo Almenara, Bacharel em Comunicação Social pela Ufes, e atua no segmento de artes visuais e design.

O oficineiro Leonardo Almenara, um dos nomes que mais contribui para o desenvolvimento da atividade cineclubista no Espírito Santo, estará à frente das oficinas que acontecem sempre às 16h. “Nesta oficina, faremos abordagens sobre o uso ostensivo das câmeras de vigilância, dos celulares e dispositivos eletrônicos como instrumentos de escuta e controle, o fim do anonimato. E em um grande arco temporal, voltaremos ao início de tudo. Ao surgimento dessas tecnologias de produção de imagens em movimento, portanto trataremos de aspectos históricos e tecnológicos relativos ao surgimento do cinema, assim como seu desenvolvimento enquanto linguagem e o amadurecimento na relação com o público. Entre esses dois vetores – cinema e público – perpassam uma série de elementos de tensão, sobre os quais faremos observações; mercado, política, identidades, subjetividades, colonização cultural, memória, ideologia. E o que a atividade cineclubista tem a ver com isso? Tudo. 

Ainda, pensaremos em formatos para a organização, sustentabilidade e formação de público de um cineclube dentro das realidades pandêmicas e pós-pandêmicas.

Para amanhã, organizamos uma sessão cineclubista online e pública, desenvolvida pelo próprio grupo participante da oficina”. Explica Almanara.

 

Tá a fim?

As inscrições foram encerradas, mas para aqueles que ainda tiverem interesse nas oficinas podem entrar em contato direto com os coordenadores Gabriela Nogueira 27 98183-1575 e Guilherme Rebello 27 99298-0056.

.

Cultura em Toda Parte 

Realizado pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte, o  Cultura em Toda Parte – Módulo Norte, conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Módulo Norte 

contempla as Regiões Norte e Metropolitana do Espírito Santo, com espetáculos, exposições convidadas, 18 oficinas e 12 palestras. Todas as atividades são gratuitas e on-line. Os participantes das oficinas receberão um Kit do Projeto.

Central Serrana

A Microrregião abrange Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, integra o projeto Cultura em Toda Parte, que tem por objetivo fomentar a circulação e a difusão de atividades culturais no Estado do Espírito Santo, por meio de apresentações artísticas e atividades de formação cultural (oficinas e palestras) em formato on-line.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408