Cultura

Em Santa Teresa a 1ª Cavalgada Ecológica do estado

A Primeira Cavalgada do Ecoturismo de Santa Teresa acontece nos dias 12 e 13 de Agosto. Os organizadores anunciam um plantio de mais de 100 árvores durante o percurso.

IMG-20170714-WA0038-300x169 Em Santa Teresa a 1ª Cavalgada Ecológica do estado
Reunião da comissão organizadora do grupo “Os Independentes”, promotores do evento.

Dia 12 e 13 de agosto acontece a primeira Cavalgada do Ecoturismo de Santa Teresa no Parque de Exposições Frei Estevão Corteletti
O evento foi organizado pelos Independentes. Edimar Hermógenes explica que o grupo optou por  não pegar nenhuma verba pública, “Optamos fazer tudo no privado, pagamos o Parque.
Um espaço Kids será reservado para o entretenimento das crianças com pula-pula, piscina de bolinhas e brincadeiras. A animação vai ficar por conta do DJ Leo e Roni Diaz .
No domingo os portões abrem âs 08:hs para recepcionar as comitivas e às 09:hs a cavalgada tem início rumo ao bairro alvorada, em seguida Vila Nova, estrada do Recreio, estrada do Country Club, São Lourenço, centro e o retorno ao Parque de Exposições.
O vereador Deloir Zanette (PSDB) informa que a 1ª Cavalgada do Agroturismo, está sendo organizada pelo grupo “Os Independentes” com o objetivo de divulgar Santa Teresa, promover o encontro da família e resgatar a importância da montaria que foi um dos principais fatores que colaboraram com o desenvolvimento da ocupação dessa região, informa ainda que o evento está sendo realizado sem verba pública.
“Não podemos deixar essa tradição morrer, não podemos esquecer que no passado era com tropas de animais que os descendentes de italianos e outros transportavam suprimentos, essa é uma oportunidade de vivermos esse momento”.Explica.
Edimar informa que um micro trator acompanhará a cavalgada com a missão de limpar os eventuais dejetos dos animais, 70 mudas de árvores nativas estarão sendo plantadas durante o evento. Ao meio dia será servido o almoço (grátis para os cavaleiros) com show acústico som Roni Diaz, As 15 horas o chão vai tremer com o forró comandado por Wellison & Bruno e às 16 horas será sorteada uma rifa com o objetivo de custear as despesas da festa
Ionildo dos Santos Vitassay diz que a cavalgada lembra a vida e o trabalho dos pioneiros que nada fariam se não fosse o transporte das cargas feito pelas montarias. “ A cavalgada é um modo de também homenagear esses animais que transportavam alimentos e ferramentas para os nossos avós e foram essenciais para a ocupação dos imigrantes na região, vamos privilegiar a família teremos até um touro mecânico pra garotada brincar”
Eliezer Ricardo Dalcolmo explica que Santa Teresa já sediou muitas cavalgadas e que essa tradição foi esquecida, “Estamos retomando a cavalgada de Santa Teresa que já foi tradição aqui na cidade, porém agora retomamos com um perfil ecológico, plantando árvores e divulgando o agroturismo, enquanto que as ações no parque visam entreter a família e valorizar essa relação.afirma.
O empresário Henrique Bomfim, diz que ”Vai ser ótimo, está sendo bem divulgada, faz tempo que não tem uma cavalgada por aqui, os calvaeiros de outros municípios gostam daqui, das belezas do lugar. É um evento sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar a cidade, divulgar o ecoturismo e reunir as famílias numa festa fraterna.” Conclui.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408