Giane Binda é eleita a Garota Ítalo Teresense
O Concurso anual Garota Ítalo teresense 2021, evento que marca o início da Festa do Imigrante Italiano, aconteceu hoje sexta-feira (25) às 19h pelo canal do Circolo Trentino no Youtube. A Garota Ítalo 2020 Ivana de Carvalho passou a faixa para Giane Binda.
Com 241,21 pontos,Giane Binda foi eleita a Garota Ítalo 2021, que deve representar Santa Teresa na 30ª Festa do Imigrante Italiano da primeira cidade de colonização italiana do Brasil e nos eventos culturais. Foram candidatas, Tâmara Marina, Lívia Dossi, Giane Binda, Débora Cassini e Milena Ronconi. O objetivo do Concurso é a eleição da Garota Teresense, promovendo a integração regional através desta representante e embaixatriz da história e da cultura da imigração italiana de Santa Teresa.
O prefeito Kleber Medici esteve presente no evento, elogiou o realizador do evento, Circolo Trentino e falou da importância da celebração da festa do Imigrante Italiano que começa com a escolha da Garota Ítalo. Em seguida, o secretário Rodrigo Brito também elogiou a tradição e os costumes preservados até hoje, como a dança e os costumes.
A Garota Ítalo Teresense 2020, Ivana de Carvalho entregou a faixa de primeiro lugar 241,2, Giane Binda, Maria Eduarda Avancini passou a faixa de segunda Garota Ítalo com 235,04, Milena Ronconi Ramos e Carolina Zanette passa a faixa de terceiro lugar com 220,87 pontos para Lívia Dossi Lorete. Tâmara Marina e Débora Cassini serão as condessas do Circolo Trentino, também promotoras da cidade durante o reinado de 1 ano.
Os Jurados foram, José Carlos Marques, Jurema Tonini, Maria Emilia Romagna (garota ítalo 2005) Rafael Neto e Rúbia Miossi e os critérios utilizados para a escolha foram beleza, simpatia e desenvoltura, postura e comunicação.
O dançarino e professor do Circolo Trentino Cícero Toffoli, contou um pouco da memória do concurso Garota Ítalo desde o início em 2005, com o formato atual, e mostrou a evolução dos trajes típicos. Segundo Cícero, ao longo dos anos, os vestidos apresentaram mudanças, ficaram longos, bordados com uvas, bandeira da cidade e colibris. “Nossa festa é bem característica pelos vestidos típicos, feitos por costureiras mostrando a riqueza dos cortes e dos bordados que a partir de 2005, com a versão atual do concurso Garota Ítalo Teresense que teve 30 candidatas neste primeiro concurso onde a vencedora foi Maria Emilia Romagna, presente aqui hoje como jurada.