Caldeirão terá subestação de distribuição de energia
EDP assina ordem de serviço para construção da subestação de Caldeirão em Santa Teresa, o investimento de R$ 4,4 milhões beneficiará 7,5 mil habitantes e deve assegurar o crescimento econômico local.
Fonte: Assessoria de comunicação PMST
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras aconteceu no último dia 30, na Prefeitura de Santa Teresa com a presença do prefeito Kleber Medici e do diretor da EDP, Fernando Saliba. A nova subestação será erguida em uma área de 2,7 mil metros quadrados na localidade de Alto Caldeirão e está prevista para entrar em operação em 6 meses e somará às outras 97 subestações que compõem a rede de distribuição da EDP.
O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, destacou a importância do empreendimento para a região. “A construção estratégica dessa subestação de energia da EDP contribuirá em muito para o desenvolvimento da microrregião Central-Serrana. A população e as empresas instaladas e outras que quiserem se instalar em nosso município contarão com um sistema sem risco de sobrecarga, portanto, com maior estabilidade e segurança no fornecimento de energia”. Afirmou.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza um investimento de R $4,4 milhões com a construção da Subestação de Caldeirão, no município de Santa Teresa, na região Serrana do Estado.
O empreendimento beneficiará 7,5 mil habitantes dos municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana, e permitirá a geração de 36 postos de trabalho durante as obras. A subestação eleva a capacidade do sistema energético e foi planejada para ampliar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local.
O diretor da empresa, Fernando Saliba diz que o implemento deve melhorar a qualidade no fornecimento de energia dentro de elevados padrões técnicos de segurança “Com este investimento, a EDP reforça a infraestrutura de distribuição contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado, gerando empregos e melhorando a infraestrutura da rede”. Destacou.
Subestação Caldeirão
A subestação contará com dois níveis de tensão(69/13,2 kV), um transformador de 6,67 MVA distribuídos em dois alimentadores de média tensão. A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com videomonitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota,as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.