Benefícios das escolas militares para os jovens
Quando o assunto é a educação, é fato que sempre buscamos o melhor. É a partir desse pensamento que muitos recorrem a colégios e faculdades que oferecem educação militar. Normalmente, estas instituições apresentam bons resultados nas avaliações de desempenho se comparadas a escolas convencionais e é isso que leva as pessoas a preferi-las.
As escolas militares existem em menor número que as habituais. Entretanto, a seriedade e a disciplina que dispensam para a educação é o que chama a atenção na hora de fazer a escolha. As pessoas buscam uma formação baseada em princípios de ordem e patriotismo.
Afinal, o que são escolas militares?
Colégios militares são aqueles que buscam trazer a conduta de comportamento militar para seus alunos. Meninos sem brincos ou cabelo comprido, meninas de cabelo preso em fila cantando o hino nacional são cenas comuns em instituições que seguem esse modelo. Segundo a filosofia destas instituições, a disciplina é a palavra de ordem para formar cidadãos realmente preparados para um futuro brilhante.
O padrão de ensino segue o mesmo rigor, o que faz com que os alunos também sejam melhor preparados para o mercado de trabalho. Para ingressar em um desses colégios, é necessário que o aluno seja filho de militares ou participe de um processo seletivo, já que a concorrência por uma vaga pode ser alta.
O que diferencia um colégio militar de um colégio comum?
Muitos pais se preocupam com o futuro de seus filhos diante dos rumos que a nossa sociedade vem tomando. Drogas e comportamentos libertinos rondam as crianças e jovens a todo instante e, especialmente quando se vive em uma região onde a vulnerabilidade é maior, garantir que não sejam contaminados por tais fatores é um desafio diário para a família e os educadores. Em escolas comuns, muitas vezes, esses verdadeiros vilões da educação convivem lado a lado com os alunos, o que não ocorre em uma escola militar. A padronização, que começa pelo uniforme, ensina os estudantes a importância de obedecer às regras desde cedo. As consequências dos deslizes no cumprimento de tais normas costumam ser sérias, o que leva o aluno a, de fato, cumpri-las.
Quais as vantagens de estudar em uma escola militar?
Como se pode ver, estudar em um colégio militar é um caminho certeiro para uma educação de qualidade. Se você ainda tem dúvidas quanto a estudar em uma dessas instituições, acompanhe abaixo nossa lista de vantagens que elas podem oferecer.
Disciplina
Embora alguns pais e até mesmo especialistas em ensino critiquem disciplinas mais rígidas, podemos dizer que esse modelo é o caminho para a formação de cidadãos de bem. Além do fardamento e da necessidade de manter cabelos alinhados e nada de piercings ou tatuagens à mostra, a educação também é diferenciada.
múltiplas escolhas
Um grande diferencial das escolas militares também é o leque de opções de atividades que elas oferecem aos alunos. Eles têm a possibilidade de participar de atividades de esporte, lazer e cultura, fazer aulas de reforço e deixar fluir o seu talento para a arte, pela participação em oficinas relacionadas ao tema.
Preparo dos docentes
Se a disciplina exigida para o aluno acontece nesses níveis, é preciso contar com professores preparados para reproduzi-la. O processo seletivo para contratação visa buscar profissionais aderentes à filosofia militar e, embora isso não seja regra, a maioria dos professores têm especialização, mestrado, doutorado e formação em outras áreas.
Boa estrutura física
Se a escola militar oferece tantas atividades extracurriculares, é preciso contar com uma estrutura adequada para isso. Tal pensamento é o que leva essas escolas a se instalar em prédios amplos e bem equipados. Laboratórios, piscinas e salas de aula diferenciadas e informatizadas costumam ser características comuns a essas instituições.
A disciplina das atividades também engloba a valorização da limpeza e a conservação dos espaços da escola: muitas vezes, os próprios alunos são responsáveis por manter o ambiente de estudo limpo e os materiais e equipamentos de uso comum organizados. Além de ajudar na conscientização, essa conduta leva a um ambiente agradável para eles próprios.
Dedicação dobrada aos estudos
Na escola militar, não existe matéria “menos importante”. Arte e filosofia têm o mesmo peso e reprovam da mesma forma que matemática e português. E isso também acontece na faculdade. Para se ter uma ideia, enquanto a média geral das notas obtidas pelas escolas do país no último Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), de 2015, foi de 5,5 pontos, as escolas militares alcançaram notas acima de 6 e 7. O Colégio Militar de Curitiba, por exemplo, que integra um grupo de 13 instituições do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), ligado ao Exército Brasileiro, obteve a nota 7,7, ficando no topo do ranking das escolas militares.