CulturaSlide

Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro

A entrega dos prêmios do concurso Pestalozzi em traço e poesia aconteceu no dia 27 em live transmitida pelo Facebook Pestalozzi Santa Teresa. O concurso teve 56 inscritos, 42 classificados e 12 premiados.

Seixas Baré

IMG_20210827_145412-300x138 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro
Na categoria desenho o primeiro lugar foi conquistado por Kemily Binow Pivetta, aluna da Escola Paulino Roncon do distrito de Alto Caldeirão.

A comissão julgadora do 2º Prêmio Lavoro Sacro avaliou 42 trabalhos classificados de 56 inscritos e os prêmios foram entregues no dia 27 de agosto na sede da Associação Pestalozzi Santa Teresa. O evento foi vedado ao público devido à pandemia, mas foi transmitido pelo facebook da entidade. Participaram da cerimônia, a secretária de Assistência Social de Santa Teresa, Ivana Maria Massini, o subsecretário Eduardo José dos Santos, os professores e alunos premiados.

IMG_20210827_144257-300x138 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro
Segundo lugar na categoria Design, Cristiane da Silva Pereira.

A presidente da Pestalozzi Santa Teresa, Maria do Rosário Pretti, a Nenê, agradeceu aos patrocinadores do evento e a todos os que participaram do concurso. “Ao olharmos ao nosso redor percebemos os detalhes divinos que Deus coloca em nosso caminho. Percebemos então, que podemos ser feliz o tempo todo com tudo que nos é proporcionado. Hoje sabemos onde está cada parceiro de nossas ações, prontos a dar as mãos para a composição de um espetáculo solidário e único. Somos gratos pela responsável pela brilhante parceria”. Afirmou.

576ceab8-cc8c-4204-a5e3-0cee7501fa18-225x300 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro
O segundo lugar foi para Isabele Loriato, aluna da Escola Paulino Roncon.
4fdce4b6-7402-48e6-b843-dc6cc11f70b7-227x300 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro
Elisa Alves entregando o prêmio ao Bernardo, segundo lugar na categoria poesia

A diretora da entidade, Marisa Lucindo, disse que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. “O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Com base no tema, “É tempo de transformar conhecimento em Ação”, chamamos a atenção para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência. No entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos, e nossa mobilização vem afirmar a importância e necessidade de se preocupar com a defesa e garantia dos seus direitos”. Explica.

Foram premiados os Incentivadores, Professora Elisa Alves, Professora Gisele Rassele, Professora Letícia Ziviani, Auditor Leomar Caetano e Leidiane Higídio e Evandro Seixas.

 O Concurso Arte e Inclusão “Pestalozzi em traço e poesia” foi promovido pelo Prêmio Lavoro Sacro em parceria com a revista STN e a Associação Pestalozzi Santa Teresa.

8414ea92-acff-48b2-810e-656098977496-300x200 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro Sacro
Kemily Binow Pivetta, primeiro lugar categoria desenho e segundo lugar Isabele Loriato, ambas alunas da Escola Paulino Roncon do distrito de Alto Caldeirão.

Mônica Ferrari, autora do Prêmio Lavoro Sacro, diz que a 2ª edição traz a proposta temática da inclusão social. “Acho que é uma forma de descobrir a diversidade humana como agente transformador do mundo. A parceria com a Associação Pestalozzi de Santa Teresa se deu por intermédio do Jornal Santa Teresa Notícia, que identificou o viés da inclusão social, questão a ser pensada e discutida. Acreditamos que, por meio do concurso, possibilitamos a discussão sobre essa questão. A diversidade humana encontra-se no ato inaugural daquilo que entendemos como civilização e cultura. Nossa proposta é, a cada ano, lançar um tema que provoque questionamentos a respeito de como estamos nos relacionando, instigando a humanidade que habita em cada um de nós”. Explica.

9bddaf41-4e10-4143-81b2-57697295581f-300x200 Sucesso de crítica no 2º Prêmio Lavoro SacroNa categoria desenho o primeiro lugar foi conquistado por Kemily Binow Pivetta, aluna da Escola Paulino Roncon do distrito de Alto Caldeirão. O segundo lugar foi para Isabele Loriato, também aluna da Escola Paulino Roncon.

Na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com a aluna da Escola Ethevaldo Damazio, Eloá Cristina Pereira Bueno, o segundo lugar foi para o aluno da Escola Santa Catarina, Bernardo Gianno Pellacani.

Confira as palavras da oresidente da Pestalozzi Maria do Rosário Pretti

Confira as palavras da diretora Marisa Lucindo

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408