Myrian no Vitória em Arte
A XIV edição do Vitória em arte, que tem início dia 10 de setembro, vai homenagear os imortais da literatura capixaba, o folclorista Guilherme Santos Neves foi indicado pela artista plástica Myrian Loureiro.
A nossa artista plástica representante de nossa terra, Myrian Loureiro estará participando do XIV Vitória em Arte aos Imortais, nesta edição o Sindiappes comemora o centenário da Academia Espírito Santense de Letras, homenageando os imortais da literatura capixaba.
Myrian explica que cada artista participante da exposição, escolhe um dos imortais da academia Espírito-santense de Letras para homenagear, Myrian escolheu um de seus professores, o teresense ilustre, Dr. Guilherme Santos Neves e vai levar para a exposição sua mais recente obra Singelas Orquídeas de Santa Teresa. “Fiquei muito feliz e honrada com o convite, o Vitória em Arte é uma grande celebração em torno da produção em artes visuais. Põe a arte e o artista em evidência, dá visibilidade à produção artística. Um espaço para o público apreciar e conhecer a produção de nosso estado”. Afirma.
A Exposição Vitória em Arte 2021, está na sua 14ª edição e é realizada pelo Sindicato dos Artistas Plásticos
Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes). O evento reúne mais de 50 artistas
capixabas. A exposição será aberta no dia 10 de setembro na Galeria Virgínia
Tamanini, na cidade alta, em Vitória.
Um dos estudiosos mais destacados da sua geração, o escritor, professor e folclorista Guilherme Santos Neves, iniciou suas pesquisas na década de 1940. Nascido em Porto Final, distrito de Mascarenhas, Baixo Guandu, Guilherme formou, ao lado de Renato Pacheco e Hermógenes Lima Fonseca, a chamada Santíssima Trindade do folclore capixaba. Suas atividades de pesquisa do folclore capixaba cobriram quase todo o Estado. O pesquisador produziu em centenas de estudos sobre as mais diferentes manifestações folclóricas e deixou um legado de milhares de fotografias, inúmeras gravações em áudio e vários filmes.