CulturaSlide

Vitrais sobre panela de barro

“Fazer uma peça para o Concurso de Presépios foi uma ideia de juntar tudo isso: o patrimônio cultural capixaba, a minha história e o Natal”. Tainah Moreira Neves

df74ef54-c1bc-437a-ac2b-0809dc83838e-225x300 Vitrais sobre panela de barro

Muita expectativa em torno da 2ª Exposição de Presépios de Santa Teresa que tem início no dia 04 e vai até o dia 26 de dezembro. Ao visitar, leve um quilo de alimento não perecível para ajudar as famílias carentes do município.

Esse ano o concurso que dá origem à exposição, foi aberto para todo o estado. Ao todo,18 trabalhos estarão expostos aos visitantes, 8 de Santa Teresa, 8 de Vitória, 1 de Aracruz e 1 de Cariacica.

Doutoranda em Arquitetura, a artista e arquiteta Tainah Moreira Neves Natural de Vitória, utiliza em sua obra, pastilhas de vidros especiais, vitrais, canutilhos, pastilhas de cerâmica e fio de cobre sobre panela de barro.

Em entrevista para o STN, Tainah confessou que nunca tinha participado de um concurso com esse tema, diz que achou interessante e se inscreveu, ela recorda: – “Na minha infância, eu sempre viajava para Colatina no Natal, era sempre divertido encontrar meus primos e tios. Sempre gostei de montar a árvore de Natal e o presépio, a decoração da árvore sempre mudava, mas o presépio era o mesmo: um kit que minha mãe tinha comprado há bastante tempo”. Conta.

c599a682-d06d-406d-a282-f329344005c5-225x300 Vitrais sobre panela de barro

 

Especial ser em Santa Teresa

Perguntada sobre o que te motivou a se inscrever no Concurso de Presépios, Tainah conta que achou a proposta interessante. “Por ser em Santa Teresa, me motivou ainda mais, pois é uma cidade que eu visito sempre e ia quase todos os fins de semana quando era criança para o sítio da minha tia. A família do meu avô também é de Santa Teresa, dos primeiros italianos que vieram, então é uma cidade que eu gosto muito. Sobre o presépio, eu comecei a utilizar as panelas de barro como bases para os meus mosaicos em 2018, com a proposta de valorizar a cultura capixaba. A primeira peça que eu fiz foi do Convento da Penha e logo depois dos beija-flores de Santa Teresa descritos nos artigos de Augusto Ruschi. Então, fazer uma peça do presépio para o concurso foi uma ideia de juntar tudo isso: o patrimônio cultural capixaba, a minha história e o Natal.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408