Alerta Máximo de chuvas extremas durante a semana em todo estado
Nos próximos dias há grande risco de enchentes e deslizamentos no ES, principalmente em áreas já saturadas como a bacia do rio Doce e Cachoeiro de Itapemirim ou rios que tiveram transbordamento nos últimos dias.
Por Seixas Baré. Fotos:Clima Tempo e Inpe
Alerta máximo para chuvas extremas no ES. A partir desta segunda(06), por conta de uma baixa pressão na costa entre RJ e ES, deve se formar um Ciclone Subtropical, que vai se afastar na direção do sul do Brasil. O Ciclone em si não traz riscos mas, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, (ZCAS) de grande potência sobre o ES, com possibilidade de volumes de chuvas de 400 a 500mm ou mais nos próximos dias.
Semana de chuva
Entre segunda e terça-feira, a organização da baixa pressão deve provocar temporais severos no ES, principalmente na parte sul. Risco de vendaval, granizo, raios/trovoadas e chuvas volumosas acima de 100mm em pontos isolados.
Na quarta-feira e quinta-feira, risco de volumes extremos no ES, principalmente na parte central do estado, entorno da bacia do Rio Doce e parte norte, com volumes que podem chegar aos 200 mm por dia. Na sexta-feira ainda há risco de chuvas fortes em todo o ES.
Cenário de grande risco de enchentes e deslizamentos, principalmente em locais que já tiveram transbordamento nos últimos dias.
O que é uma ZCAS?
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, (ZCAS), é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, em média de 4 a 10 dias, podendo representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano.