Agricultura anuncia as metas para 2022
De acordo com a secretária Edna Tótola, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SMAD), o principal objetivo da reunião com os produtores orgânicos foi ouvir as demandas, as dificuldades destes e de quem integra a SMAD, para auxiliá-los.
Dentre os principais pedidos dos produtores ficou a assistência técnica e abertura do mercado para orgânicos.
Assim estabelecido as seguintes ações:
- Será realizada parceria com o Senar para dar assistência técnica a no mínimo 20 produtores inicialmente, por meio de consultorias gerenciais.
- Ainda em parceria com o Senar capacitar 8 para técnicos da Secretaria, Incaper e outros para auxiliar na assistência técnica.
- Foi realizada na semana passada uma visita técnica a casos de sucesso em agricultura orgânica no estado.
- Em 2023, a visita será no sul do Brasil, com intuito de motivar , buscar conhecimento técnico, formar uma rede de parcerias e trocar experiências.
- Está sendo providenciada uma lei que ampara a municipalidade oferecer análise de água e solo sem custo para o produtor, uma reivindicação antiga dos produtores o que irá facilitar muito adoção das técnicas corretas na produção, assim obtendo produtos com mais qualidade.
- Em parceria com Sebrae, oferecer consultorias e capacitações que direcionam para certificação e qualificação;
- Outro grande desafio é o Projete “Santa Salute “, onde se pretende incentivar o “trade” turístico a inserir produtos orgânicos em seus cardápios.
- Desenvolver parceria para aumentar a inclusão e participação em feiras e eventos no município e fora. Esse ano já houve uma conquista na participação no Festival Gastronômico de Santa Teresa, a intenção é que possamos fazer aulas show nas edições somente com produtos orgânicos.
Durante a reunião também se buscou formas de incentivar os produtores convencionais a se interessarem pela prática orgânica, para isso, uma campanha de mobilização e sensibilização será elaborada.
Todos que quiserem participar das ações do Projeto Orgânicos devem procurar a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e assim fazer parte do projeto e se beneficiarem destas ações.
Certificações
Atualmente o Município possui 7 propriedades de agricultura orgânicas certificadas por auditoria e 06 propriedades por sistema participativo. A meta é aumentar em 50 % nos próximos dois anos.