Internet Segura – Como se Proteger
Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas, Especialista em Gestão Empresarial.
No dia 08 de fevereiro foi comemorado o dia da Internet Segura em cerca de 200 países, como o objetivo é aumentar a conscientização acerca do assunto, abordaremos os três principais vilões de golpes pela Internet.
Aplicativos Falsos: criminosos criam aplicativos falsos, como de bancos por exemplo, com o mesmo layout dos aplicativos verdadeiros, para coletarem suas informações e assim aplicarem o golpe. Nesses casos recomendamos que o usuário sempre baixe e instale aplicativos de fontes seguras, como as lojas do Google Play e App Store.
E-mails Maliciosos: com o mesmo intuito de coletar dados do usuário, recebemos diariamente diversos e-mails com intenção de golpe, essa prática é conhecida como phishing e assim como nos aplicativos falsos, os criminosos criam e-mails e sites com o layout muito parecido com os verdadeiros. Uma boa prática é verificar se a URL do site que deseja acessar está realmente correta e se os e-mails que estão recebendo são confiáveis, se realmente faz algum sentido você estar recebendo aquela mensagem. Observem que bancos nunca pedem atualização de cadastro por e-mail; e nunca cliquem em anexos ou links, sendo que não tenha certeza da confiabilidade do mesmo.
Por último e muito importante, e que teve um aumento considerável com relação ao ano de 2021, é o famoso perfil falso e/ou perfil hackeado, onde os criminosos se apoderam do perfil do usuário para enviarem mensagem a seus amigos e familiares solicitando dinheiro. Nossa principal dica é ativar a verificação em duas etapas nas Redes Sociais, sendo assim, mesmo que de posse da senha da Rede Social da vítima, o criminoso precisaria de mais passos para autenticação e efetivação do roubo do perfil.