A Carretella, os 150 anos e a missão do Circolo Trentino
Entrevista com a presidente do Circolo Trentino di Santa Teresa, professora Jurema Tonini
STN: Como foi organizar a Festa do Imigrante Italiano? Deu muito trabalho?
Jurema: Sim, a responsabilidade foi grande, mas tudo correu bem. Formamos equipes de trabalho, cada uma com seus coordenadores. A Geruza e o Célio Perini, foram os coordenadores da Missa do Imigrante Italiano. A Maria Bassetti e Luiz Gonzaga coordenaram o bar e restaurante. Mayra e seu pai, Formentini, coordenaram a Carretella. Risonete e Cícero Toffoli cuidaram das danças e do concurso da realeza ítalo-teresense. Todas as equipes colaboraram e planejaram os mínimos detalhes.
STN: Quais foram as inovações na sua gestão?
Jurema: Criamos o Il Giro de la Tagliatelle, que enriqueceu a programação cultural da Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa. No ano passado, foi um sucesso, e este ano recebemos até uma música inédita do Maestro Inárley Carletti. A receita da Tagliatelle foi fornecida pela Chef Kamila Zamprogno.
Além disso, introduzimos a Serata Trentina, uma serenata com canções italianas cantadas das janelas e sacadas dos casario histórico do Circolo Trentino, lançada no dia 12 de junho.
Também criamos a primeira Orquestra Sinfônica das Montanhas Capixabas, agora chamada Orquestra Sinfônica do Circolo Trentino, com o tenor Eduardo Santa Clara, regentes convidados e integrantes do Circolo Trentino di Santa Teresa.
STN: Santa Teresa possui a primeira orquestra sinfônica da região dos imigrantes?
Jurema: Com grande entusiasmo, unimos a banda de música, a camerata de cordas, o coral adulto e infantil, formando uma composição sinfônica incrível. E com a valiosa ajuda de Eduardo Santa Clara, inauguramos nossa Orquestra Sinfônica do Circolo Trentino di Santa Teresa durante a missa que celebra a imigração. O evento foi um sucesso absoluto e agregou imensamente à cultura local.
STN: Quais foram as novidades na organização do concurso de realeza?
Jurema: Trouxemos o maestro Inarley Carletti para ajudar na organização e com apresentação sinfônica na aberturae durante o concurso. Agora, temos três categorias de realeza: mirim, garota Ítalo e imperatriz. Isso oportuniza várias faixas etárias. Este foi o segundo ano de sucesso.
STN: Houve mudanças na estrutura das atividades musicais?
Jurema: Sim, todas as atividades musicais passaram a ter dois instrutores. Temos dois professores na Camerata, dois para a aula de italiano, dois maestros para a banda e dois regentes para o coral, além de dois professores de danças.
STN: Como foi organizar a Carretella Del Vin?
Jurema: Assumi a presidência pouco antes da festa, com grande responsabilidade devido aos 150 anos da imigração. Contratamos a Rota Eventos do Zé Olavo, conhecida pela experiência em grandes eventos, o que garantiu a perfeita organização.
STN: Qual é a importância do Circolo Trentino para a cultura italiana e os descendentes?
Jurema: O Circolo Trentino é o principal difusor e mantenedor da cultura italiana no Espírito Santo. Desenvolvemos várias atividades relacionadas à manutenção dessa cultura. Uma pesquisa indicou que somos um dos circolosmais atuantes do Brasil e do mundo.
STN: Qual foi o maior desafio da sua gestão?
Jurema:.Renovar o coral, que é formado majoritariamente por pessoas na terceira idade. Queremos atrair jovens para perpetuar nossa cultura. Esses membros também participam da cantoria italiana mensal no Bar Elite.
Mídias sociais:
A contratação da Comunica Santa, uma empresa especializada em marketing digital e gestão de redes sociais, trouxe avanços significativos na comunicação com o público e na visibilidade na Internet. A valorização institucional e a promoção da cultura italiana e das atividades do Circolo Trentino di Santa Teresa, através das mídias sociais, têm recebido muitos elogios. Esses esforços têm fortalecido nossa presença online e permitido que mais pessoas se conectem e apreciem nossa rica herança cultural. Estamos entusiasmados com os resultados alcançados e ansiosos para continuar construindo uma comunidade ainda mais engajada e informada.
STN – Qual o maior desafio do Círculo Trentino?
Jurema – O maior desafio foi dar uma condição mais prazerosa e harmoniosa aos que estão todas as semanas ensaiando nas dependências físicas do Circolo Trentino que estavam muito danificadas.
Então usamos o lucro da festa do ano passado para a reforma interna e pintura externa do prédio.
Círcolos Trentinos no mundo
Os círculos trentinos são entidades sem fins lucrativos, voltadas para atividades culturais, históricas e de voluntariado. Atualmente, há mais de 200 círculos trentinos no mundo, presentes em quatro continentes. Eles se congregam através da Associação Trentini nel Mondo, fundada em 1957, em Trento, Itália. No Brasil, os círculos trentinos surgiram a partir de 1975, centenário da imigração, em Rodeio, Nova Trento e Rio dos Cedros. Depois deles, vários outros foram criados, sendo hoje 60 círculos trentinos divididos em três regiões: Rio Grande do Sul, com 16 associações, Santa Catarina e Paraná, com 29 associações, e o centro-norte do país, com 15 associações. Os círculos trentinos encontram-se distribuídos em todos os locais do território nacional onde haja concentração de descendentes de imigrantes trentinos. Em Santa Catarina, por exemplo, eles estão presentes desde São Miguel do Oeste até Florianópolis.
Círcolos Trentinos no Brasil
No Brasil existem cerca de 60 Círculos. A matriarca dos circolos trentinos no Brasil levou o nome de “Associazione Trentini Nel Mondo”, fundada em 1957 em São Paulo, Capital.
Em 1975, por ocasião das comemorações do 1º Centenário da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul surgem agremiações com o nome de Circolo Trentino que teve no seu cerne a função de tornar a região do Trento, It., mais ativa dentro do parlamento italiano politicamente falando já que Trento é uma província autônoma no solo italiano. O cenário deste movimento era tornar os descendentes desta região, cidadãos italianos.
Fonte: https://correiocatarinense.com.br/
https://photos.app.goo.gl/AvcS16W14VnYuhVD9
Your writing is not only informative but also incredibly inspiring. You have a knack for sparking curiosity and encouraging critical thinking. Thank you for being such a positive influence!
Que beleza de evento!!!
Parabéns para todos!
Parabéns para Santa Teresa!
Parabéns Círculo Trentino!
Parabéns Jurema
Magnífico esforço para uma boa gestão de tradição ao grande sucesso que vem sendo e acontecendo alterações de melhorias.
Além da Carretela pude apreciar a excelente apresentação do coral de crianças no Musical Italiano, elas arrasaram junto com a orquestra e os adultos na mostra da história italiana também.
Tomara que vocês consigam organizar a serata , a orquestra com as crianças e a iluminação toda da cidade no Natal ao longo de 3 semanas até folia de reis . Vai ser o máximo e acredito que melhor que Domingos Martins.
Pois alguns hóspedes me disseram que não foi muito legal lá ano passado.
Sucesso grandioso pra todos nós pra fazer marco de tradição também no Natal e não perder em nada por Gramado e Canela no sul. Assim seja .
Porque Deus quer
Mais uma vez parabéns e que Deus nos dê essa força do querer sempre o bem pra todos nós.
Obrigada Marcos!!!
Você nos fortalece com essas palavras de reconhecimento e apoio.
Estamos sempre pensando no melhor para a cidade de Santa Teresa no quisto preservação da cultura italiana.
Pois sabemos o quanto os nossos lutaram por este lugar.
Eles merecem todo o nosso reconhecimento.
Abraço e estamos juntos sempre.
Wonderful web site Lots of useful info here Im sending it to a few friends ans additionally sharing in delicious And obviously thanks to your effort