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A emancipação política de Santa Teresa

L’EMANCIPAZIONE POLITICA DI SANTA TERESA

 Simone Zamprogno Scalzer

Tradutor: Traduzione: Claudio Piacentini

emancipacao A emancipação política de Santa Teresa

De acordo com o crescimento econômico do Núcleo Timbuy, crescia a vontade dos governantes de emancipá-lo. Percebemos uma vontade política para promover a emancipação, antes mesmo deste ser um desejo popular. 

Con la crescita economica nel Nucleo Timbuy, cresceva parallelamente la voglia di chi stava al governo di emanciparlo. Si comprende una volontà politica alla sua emancipazione ancor prima di questa divenire un desiderio popolare.

Ainda em 1878, quatro anos após a chegada dos primeiros imigrantes italianos a este núcleo de colonização, Marques (1878, p.36) levantava a hipótese do povoado de Santa Teresa ser a sede da nova Colônia do Timbuy. E levantou-se essa hipótese dizendo ainda, ser de grande conveniência separar o novo território da colônia de Santa Leopoldina.

Nel 1878, quattro anni dopo l’arrivo dei primi immigranti italiani in questo nucleo di colonizzazione, Marques (1878, p. 36) sollevava l’ipotesi che il villaggio di Santa Teresa divenisse sede della nuova Colonia Timbuy. L’ipotesi era anche sostenuta dall’idea che sarebbe stato di grande convenienza separare il nuovo territorio dalla colonia di Santa Leopoldina.

O pesquisador Renzo Grosselli  reconhece que, em 1879 o diretor da colônia e o presidente da Província, negaram as más condições de vida dos colonos e a falta de infraestrutura do Timbuy, afirmaram que o núcleo encontra-se de tal maneira desenvolvido que já não precisa de auxílio e sugeriram sua emancipação. 

Il ricercatore Renzo Grosselli riconosce che, nel 1879 il direttore della colonia ed il presidente della Provincia negarono le pessime condizioni di vita dei coloni e mancanza di infrastrutture a Timbut, affermando che il nucleo si trovava così sviluppato che non aveva più bisogno di aiuto e ne suggerivano la sua emancipazione.

Em 1880, a direção da Colônia insistia na emancipação do Núcleo Timbuy. Em 1881, seis anos depois da distribuição dos primeiros lotes de terra no Núcleo Timbuy, o presidente da Província, Marcellino de Assis Tostes, nos forneceu algumas considerações importantes sobre o mesmo. De maioria italiana, a população era de cerca de 3.000 habitantes, provenientes de 365 famílias ali estabelecidas. O núcleo estava dividido em oito distritos e esse presidente afirmou que poderia ser declarada sua emancipação (TOSTES, 1881, p.40).

Nel 1880, la direzione della Colonia insisteva nell’emancipazione del Nucleo Timbuy. Nel 1881, sei anni dopo la distribuzione dei primi appezzamenti di terra nel Nucleo Timbuy, il presidente della Provincia, Marcellino de Assis Tostes, ci ha lasciato alcune importanti considerazioni sullo stesso. In maggior parte italiani, la popolazione era composta da circa 3000 abitanti, distribuiti in 365 famiglie. Il nucleo era diviso in 8 distretti e questo presidente dichiarò la possibilità della sua emancipazione (TOSTES, 1881, p. 40).

Grosselli, afirma ainda que, no ano de 1882, havia muita pressa em emancipar esse núcleo, no entanto nem mesmo trabalhos indispensáveis para garantir a necessidades básicas dos colonos e à administração do mesmo, estavam concluídos 

Grosselli aggiunge che, nel 1882, c’era una certa fretta per emancipare questo nucleo, seppur nemmeno i lavori più essenziali per garantire le necessità basilari dei coloni e l’amministrazione dello stesso fossero terminati.

Em fevereiro de 1888 antes mesmo deste núcleo ser elevado a distrito, documentos oficiais já o chamavam de ex-núcleo Timbuy (FUNDO DE AGRICULTURA, LIVRO 27, p. 48, 09/02/1888).Ainda no ano de 1888, pela lei provincial nº 24, de 17 de setembro, o Núcleo Timbuy, agora Santa Teresa, passou a ser um Distrito ligado a Santa Leopoldina, sendo atribuído a este fato seu desenvolvimento agrícola (IBGE 2014; BIASUTTI, 1991, p.10).

Nel febbraio del 1888, ancor prima che questo nucleo fosse elevato a distretto, documenti ufficiali già lo chiamavano ex-Nucleo Timbuy (FONDO DI AGRICULTURA, LIBRO 27, p. 48, 09/02/1888). Sempre nel 1888, con la legge provinciale nº 24, del 17 settembre, il Nucleo Timbuy, ora Santa Teresa, passò ad essere un Distretto sotto Santa Leopoldina, a causa del suo sviluppo agricolo (IBGE 2014; BIASUTTI, 1991, p.10).

Dois anos depois, pelo Decreto Estadual nº 57, de 25 de novembro de 1890, foi criado o munícipio de Santa Teresa, desmembrado do munícipio de Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, sendo instalado em 22 de fevereiro de 1891 (BIASUTTI, 1991, p.10; BIASUTTI, 2005, p. 23; IBGE, 2014). Müller (1925) descreveu assim a cerimônia de instalação do município de Santa Teresa:

Due anni dopo, con il Decreto Statale nº 57, del 25 novembre 1890, fu creato il Comune di Santa Teresa, separandolo dal comune di Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, venendo installato il 22 febbraio 1891 (BIASUTTI, 1991, p.10; BIASUTTI, 2005, p. 23; IBGE, 2014). Müller (1925) descrisse così la cerimonia di installazione del comune di Santa Teresa:

No referido dia 22 de fevereiro de 1891, o Presidente de Santa Leopoldina, Alberto Sebastião Volkartt, com o Secretário Francisco Domingos P. Passos, instalou muito solenemente a nossa Villa e deferindo o juramento legal, deu posse ao Conselho de Intendência Municipal, que ficou constituído dos seguintes membros: JeronymoVervloet, Presidente; Fortunato Broillo, Dr. Emilio Haessler, Alexandre Felippe e Julião Floriano do Espírito Santo (MÜLLER, 1925, p.37).

Nel suddetto 22 febbraio 1891 il Presidente di Santa Leopoldina, Alberto Sebastião Volkartt, con il Segretario Francisco Domingos P. Passos, ha solennemente installato il nostro comune proferendo il giuramento di legge e incaricando il Consiglio di Intendenza Comunale, formato da: Jeronymo Vervloet, Presidente; Fortunato Broillo, Dr. Emilio Haessler, Alexandre Felippe e Julião Floriano do Espírito Santo (MÜLLER, 1925, p.37).

Essas pessoas que assumiram inicialmente a administração municipal foram comerciantes e lideranças comunitárias, representantes também de outras nacionalidades que que instalaram em Santa Teresa. 

Queste persone che inizialmente assunsero l’amministrazione della città erano commercianti e leader comunitari, rappresentanti anche di altre nazionalità che si erano installate a Santa Teresa.

Segundo AZ, “os imigrantes, principalmente os que residiam na zona rural do núcleo, estavam preocupados em trabalhar e sobreviver e não se envolveriam em questões políticas. Talvez alguns dos que moravam na Vila de Santa Teresa tenham participado desse processo” (2014, informação verbal). Para o historiador Luiz Busatto, a emancipação era uma forma do governo diminuir a responsabilidade que tinha com os núcleos coloniais.

Secondo AZ “gli immigranti, in particolare quelli che abitavano nella zona rurale del nucleo, pensavano a lavorare e sopravvivere e non si interessavano di questioni politiche. Forse alcuni di coloro che abitavano nel paesino di Santa Teresa potrebbero aver partecipato a questo momento” (2014, informazioni orali). Secondo lo storico Luiz Busatto, l’emancipazione era una forma per il governo di diminuire la responsabilità che aveva nei confronti dei nuclei coloniali.

Na verdade, apesar de não termos conseguido em nenhuma das entrevistas, e nem em conversas informais informações sobre a emancipação, é possível que as lideranças comunitárias citadas tenham participado de alguma forma desse movimento de emancipação. O que está claro é que o evento da emancipação não teve a importância histórica que naturalmente se percebe em outros casos. Ou por que os imigrantes já se sentiam emancipados (enquanto localidade), ou por se tratar de um evento apenas político, que não surtiu imediatamente mudanças na vida da população de Santa Teresa. 

In verità, benché informazioni sull’emancipazione non ne abbiamo trovate in nessuna delle interviste o conversazioni informali, è probabile che i leader comunitari nominati abbiano partecipato in qualche modo al movimento di emancipazione. Di certo è che l’evento di emancipazione non ha avuto l’importanza storica che naturalmente abbiamo notato in altri casi simili. O perché gli immigranti già si consideravano emancipati (come località) o per trattarsi di un evento meramente politico che non produsse alcun effetto nella vita della popolazione di Santa Teresa.

Entretanto, não podemos deixar de considerar que a dinâmica de instauração territorial de um núcleo colonial difere totalmente daquela vivenciada, em um longo processo histórico, por um povoado que gradativamente se desenvolve a ponto de ser emancipado de sua sede. Desde o início, o Núcleo fora criado para ser irradiador de produção e implementar uma política de ocupação territorial e, talvez, por isso, a emancipação tenha sido apenas e tão somente um ato solene, sem maiores repercussões na comunidade. 

Però, non si può non considerare il fatto che la dinamica dell’installazione territoriale di un nucleo coloniale è diversa da quella vissuta, in un lungo processo storico, da un villaggio che gradualmente cresce al punto di raggiungere l’emancipazione della sua sede. Fin dall’inizio, il Nucleo fu creato per essere un volano produttivo e parte di una politica di occupazione territoriale e, forse per questo, l’emancipazione stessa sia stato solo un solenne atto, senza particolari ripercussioni nella comunità.

Trinta e quatro anos após a emancipação, Müller (1925) ainda completa seu texto afirmando que esta data deveria ser um dia de festa, sendo digna de ser decretado feriado municipal. Isso aponta que ainda naquela época, não era dado o destaque que se esperava para um evento do tipo. A data nunca se tornou feriado municipal e somente nos últimos anos passou a ser lembrada pelo Circulo Trentino de Santa Teresa. Enfim, mais do que uma vontade popular, percebemos um empenho das autoridades que administravam a Colônia Santa Leopoldina e a Província/Estado do Espírito Santo em emancipar o Núcleo Timbuy. Um esforço para apresentar Santa Teresa como uma povoação próspera, capaz de ser a sede do novo município que, desde seus princípios já existia, pelo menos nos sonhos dos italianos que ao atravessarem o Atlântico buscavam uma terra de promissão, a Canaã. Na realidade, essa terra não fora encontrada, mas instituída, configurada em meio a um complexo processo de formação territorial. 

Trentaquattro anni dopo l’emancipazione, Müller (1925) integra il suo scritto affermando che la data dovrebbe essere un giorno di festa, degna di dichiarare giorno festivo cittadino. Fa notare che anche allora non si dava importanza ad un evento di questo tipo. La data non divenne mai un festivo, solo negli ultimi anni ha iniziato ad essere ricordata dal Circolo Trentino di Santa Teresa. Insomma, più una volontà popolare si denota un impegno delle autorità che amministravano la Colonia Santa Leopoldina e la Provincia/Stato di Espirito Santo di emancipare Nucleo Timbuy. Uno sforzo per presentare Santa Teresa come un abitato prospero, capace di essere sede del nuovo comune, di massima già esistente, almeno nei sogni degli italiani che avevano attraversato l’Atlantico alla ricerca della terra promessa, Canaan. In realtà questa terra non fu trovata, ma istituita, configurata in mezzo al complesso processo di formazione territoriale.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408