A experiência deve transformar
“Gosto das palavras e suas traduções de sentimentos, cresci entre as árvores, ouvindo os pássaros. Sentindo o aroma das frutas, no silêncio das tardes, observando os animais da floresta”
Santa Teresa Notícia – Estudou onde? Como foi sua relação com a escola?
Camila Auer Pereira – Terminei o ensino médio no Pinto Coelho. Minha relação com a escola foi sempre boa, até sofrer um acidente onde fiquei com sequela na voz, sofri bullying, foi um período triste, mas eu superei tudo isso.
STN – Como você descobriu que fazia poemas?
CAP – Desde a adolescência gostava muito de recitar poemas, adorava recitar, porém após os problemas da voz, fiquei mais introspectiva e comecei a escrever. Gosto de escrever temas tristes, mas que podem trazer bons aprendizados.
STN – O acidente mudou as coisas?
CAP – Depois do acidente voltei meu olhar para o sentido das coisas, percebi que uma experiência amarga pode resultar em uma coisa boa como sabedoria, aprendizado ou mudança de direção. Mas considero que o que mudou meu olhar foi a convivência com minha Avó, e a morte dela, isso me marcaram profundamente.
STN – Outra experiência amarga.
CAP – Sim. No sepultamento, queria ser enterrada junto com ela, e foi aí que minha vida começou a mudar de verdade. No início eu fiquei meio perdida, não via sentido, mas depois percebi que a vida é um ciclo. Essa compreensão me ensinou a ser uma pessoa melhor, valorizar as coisas simples, o sentimento deveria ser mais valorizado, mais do que a razão.
STN – Quem te inspira essas sabedorias?
CAP – Cresci ao lado de minha avó com quem conheci o amor verdadeiro.
STN – O que é amor verdadeiro?
CAP – É o amor que educa, que vai além. Que vê coisas que o amor supérfluo não enxerga, é o amor que conversa, que têm paciência para explicar, que inventa uma ação para sair fora da rotina, tipo fazer um pic nic, criar um dia incrível, colocar uma toalha do lado de fora, sentar e ler um livro.
STN – Sonho. Têm algum?
CAP – Sonho escrever um livro de poesias onde as pessoas encontrem conforto para seus males extraindo deles os tesouros que podem transformar. Também sonho poder cuidar de idosos, ou pertencer aos Médicos Sem Fronteiras, cuidar das pessoas doentes.