A Rua do Lazer ganha árvore de crochê de 5 metros
Aline Leal /Fotos: Pestalozzi Santa Teresa/Facebook
A Rua do Lazer ganha da Associação Pestalozzi, uma grande árvore natalina com mais de 5 metros de altura toda feita em ” Tutte le mani”, uma antiga técnica de crochê. A decoração será montada no sábado (30).
Associação Pestalozzi, com seu grupo de 20 voluntárias Bordadeiras, “Anita Nascimento”, que é mantido pelo Instituto Jutta Batista da Silva, está doando para a cidade uma Árvore de Natal com 5 metros de altura, a ser instalada na rua do Lazer no sábado (30).
200 novelos ou 16 quilômetros de fios de lã para bordar 680 quadrados coloridos que, emendados um no outro, forram a inusitada árvore natalina que começou a ser feita no início de agosto, e ficou pronta no último dia 23.
A determinação e a arte de cada bordadeira, a ideologia da Associação e o elo fraterno do Instituto nos dá uma visão ampla deste trabalho de 5,10m de altura toda em “Tutte le mani”, uma técnica de crochê que vestiu a idéia da entidade.
O projeto contou com a participação da comunidade e comerciantes que doaram dinheiro ou linha, e a prefeitura, a estrutura de metal.
A agricultora de rio Bonito Edna Barth diz que viu a árvore de longe. “É de um colorido encantador, feita por mãos amigas e voluntárias, representa bem o espírito coletivo da Associação Pestalozzi”.
Além da árvore, as voluntária estão terminando uma guirlanda de 80 centímetros com 45 flores de crochê, que ficará no portal da Rua do Lazer, dando boas vindas aos visitantes.’’O que fizemos e estamos fazendo é uma forma de retribuir o que a comunidade faz pela gente. É uma forma de mostrar o nosso amor pela cidade”, comentou a bordadeira Neném do Rosário.
Bordadeiras Voluntárias
O grupo de 20 voluntários faz parte da Associação Pestalozzi de Santa Teresa e se reúne semanalmente, às segundas-feiras. Além dos crochês, elas também fazem outros tipos de artesanatos, que podem ser encontrados para venda em uma loja da Rota do Lagarto, em Domingos Martins, e em uma loja do Shopping Vitória. Toda a verba é revertida em ações solidárias.