Academia de Letras de Santa Teresa elege nova diretoria
Jurema Tonini assumiu a diretoria da (Aleast) para o quadriênio 2022-2026. “A Academia de Letras é de fundamental importância, pois resgata, valoriza e preserva o patrimônio local, seja cultural, natural ou histórico”.
A Academia de Letras e Artes de Santa Teresa elegeu a professora Jurema Tonini para presidir o colegiado de acadêmicos de Santa Teresa. A eleição e posse aconteceu às 18:00hs do dia 27 último (terça-feira), durante a 2ª Assembleia Extraordinária realizada no Polo UAB de Santa Teresa.
De acordo com o acadêmico Rogério Dalmonech, a Aleast surgiu da inquietação e necessidade de algumas lideranças da área artística e cultural da comunidade teresense, em suprir a carência de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e preservação de sua cultura tradicional e diversa. A sócio fundadora Maria Cleuza Fardin, presidente até então passou o cargo para Tonini.
A Aleast foi fundada no dia 10 de novembro de 2017, visando oferecer aos agentes do segmento artístico/cultural do município, um espaço comum, a fim de a viabilizar a prática de suas ideias, ações e projetos, com ampla divulgação de seus trabalhos, com destaque para a literatura, além de conferir representatividade e legitimidade dos seus compromissos para com o público local. Explica Dalmonech.
A presidente eleita, Jurema Tonini disse em sua posse que quando surge uma Academia de Letras de uma cidade é de fundamental importância, pois ela resgata, valoriza e preserva o patrimônio de um determinado lugar, seja cultural, natural ou histórico. “ As coisas não acontecem por acaso, não é por acaso que sou artista plástica, eu comecei as minhas atividades na arte em 1990, por ocasião da abertura da Praça dos Namorados em Vitória. Eu fui uma das primeiras artesãs, ali pude expor o meu trabalho de pintura em porcelana, e também, fiz varias exposições no hotel Porto do Sol. Muitos teresenses não sabem da minha arte e nem do meu trabalho. Sou escritora também. Trabalhei na educação por 34 anos e desses, 22 anos, na Escola Experimental da Ufes. Lá foi inaugurado o primeiro laboratório de informática na educação do Espírito Santo, e lá estava eu, depois de seis meses de curso , sendo a primeira monitora de informática para educadores e alunos. É uma honra fazer parte dessa academia”.
Formação da nova diretoria:
PRESIDENTE
JUREMA TONINI DOS SANTOS
1ª VICE-PRESIDENTE
GERUSA LOSS LOPES
2ª VICE-PRESIDENTE
ZULIRMAN CARLA DE SALES
SECRETÁRIA GERAL
ALYNE DOS SANTOS GONÇALVES
1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA
SIMONE ZAMPROGNO
2ª SECRETÁRIA EXECUTIVA
MARISA LUCINDO DE SOUZA E SOUZA
3ª SECRETÁRIA EXECUTIVA
LENI CRUZ MOTA
TESOUREIRO GERAL
LEONARDO BYLAARDT MEIRA
1º TESOUREIRO EXECUTIVO
GERALDO BARCELOS BOLONHA
2º TESOUREIRO EXECUTIVO
LETÍCIA LOSS
3º TESOUREIRO EXECUTIVO
MARIA CLEUSA FARDIN