Geral

Ação Social em Santa Teresa nos dias 20 e 21

FOTO-CSDPU-246x300 Ação Social em Santa Teresa nos dias 20 e 21
A Defensora Pública Karina Mitleg, gerente do projeto “Defensoria para todos”.
Nos dias 20 e 21 de maio, Seis defensores e três servidores da Defensoria Pública da União (DPU) estarão desenvolvendo uma ação social para pessoas de baixa renda no Centro de Referência e Assistência Social(CRAS) em Santa Teresa.


De acordo com a assessoria de comunicação do DPU, a ação é itinerante e vai ajudar nas questões previdenciárias, de financiamento habitacional ou estudantil, negociação de dívidas junto à Caixa Econômica Federal, concursos públicos federais, necessidade de medicamentos, dentre outras.

O atendimento é garantido às pessoas com renda familiar bruta de até R$ 2 mil reais. No sábado (20) das 8 às 17 horas e no domingo (21) das 8 às 12 horas.

Quem desejar atendimento deve levar toda a documentação relacionada ao assunto a ser tratado (Veja a lista de documentos referentes aos assuntos nos formulários no final da matéria) , assim como identidade, CPF, Carteira de Trabalho, contracheque e comprovante de endereço. São exemplos de documentos importantes laudos médicos, pedidos de exames, contratos assinados e certidão de indeferimento de benefício do INSS.

De acordo com a gerente do projeto, “Defensoria para Todos” promovido pelo núcleo de Vitória, Drª Karina Rocha Mitleg Bayerl, a ação irá priorizar medicamento/internação e viabilidade de aposentadorias, mas toda questão que envolva justiça federal será analisada. Os processos instaurados durante a ação, serão acompanhados pelo DPU de Vitória. Seis defensores e três servidores compõem a equipe da ação itinerante.

Karina informa ainda que não é necessário levar cópias dos documentos. “Nosso processo é todo eletrônico, vamos scanear  os originais no momento da abertura“. disse a defensora, mas advertiu que os interessados levem todos os documentos exigidos, para ajudar, a defensora disponibilizou os formulários abaixo, confira o check list no final da página.

Deputado_Marcus_Vicente_na_DPU_Vitória-290x300 Ação Social em Santa Teresa nos dias 20 e 21
Os Defensores Eduardo José Teixeira de Oliveira, Karina Rocha Mitleg e Antônio Ernesto de Fonseca e Oliveira durante a visita do deputado Marcus Vicente (PP/ES) ao DPU.

Saiba mais sobre a DPU       

A Defensoria Pública da União é uma instituição federal autônoma e essencial à Justiça, pois trabalha a promoção dos direitos humanos.    Presta orientação jurídica e faz a defesa judicial e extrajudicial dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, a grupos em situação de vulnerabilidade com renda familiar bruta de até R$ 2 mil reais.   

No Espírito Santo, a DPU está presente em Vitória e no município de Linhares.

Pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (dez/2014) aponta:

  •  DPU com maior percentual de “ótimo” quanto à avaliação das instituições para o funcionamento da Justiça, à frente das Forças Armadas, do Poder Judiciário e do Ministério Público.
  •   DPU em segundo lugar na avaliação de importância das instituições para sociedade, só perdendo para a Polícia.
  •  DPU em segundo lugar quanto ao nível de confiança nas instituições, só perdendo para o Ministério Público.

Formulários

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408