RegionalSlide

Acesso capixaba ao Caparaó é reaberto

A reabertura do parque significa reaquecimento da economia na Região Turística do Caparaó.

Liberado o acesso ao Parque Nacional do Caparaó pelo distrito de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto-ES, depois de mais de um ano fechado. O acesso é permitido somente a pé, até a Macieira, cerca de 3,3 quilômetros da portaria.

A visitação está aberta com limite de 80 pessoas por dia,  exceto às quartas-feiras das 8h às 15h. Neste primeiro momento está liberado o acesso aos seguintes pontos: Casa Fria, Mavieira, Cachoeira dos Sete Pilões, Cachoeira e Mirante do Aurélio. Os demais atrativos permanecem fechados para visitação, inclusive o camping. Não é permitida a entrada de veículos.

O Parque Nacional do Caparaó está localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A administração do parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, participou, no dia 13, da reabertura da portaria capixaba. “Este é um grande atrativo capixaba e a sua reabertura, mesmo que parcial, significa um reaquecimento da economia na região, que conta com infraestrutura completa e especial para atender os turistas de todos os lugares”, destacou Uliana.

Regras sanitárias

Cumprindo os protocolos de segurança sanitária, os visitantes deverão usar, obrigatoriamente, máscara descartável ou de pano, cobrindo boca e nariz. Nas áreas de uso comum, como estacionamentos, trilhas, estradas, acampamentos e outras, deverá ser mantido o distanciamento obrigatório de pelo menos dois metros entre as pessoas, exceto aquelas que residam na mesma habitação ou que estejam dividindo o mesmo cômodo de hospedagem.

O Centro de Visitantes permanecerá fechado e é preciso respeitar as limitações de usuários em locais, como sanitários e demais áreas cobertas ou fechadas, conforme sinalização do local.

Parque

O Parque Nacional do Caparaó é uma Unidade de Conservação Federal, criada em 24 de maio de 1961, pelo Decreto Federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros, cujo objetivo maior é proteger o terceiro pico mais alto do País, o Pico da Bandeira.

De acordo com a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Parque Nacional do Caparaó é uma unidade de proteção integral, cujo objetivo é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais. Seu objetivo de manejo é a preservação dos recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Serviço:

Portaria Capixaba Parque Nacional do Caparaó

Pedra Menina – Dores do Rio Preto

Visitas: Todos os dias da semana, exceto às quartas-feiras.

Horário: das 8h às 15h

Informações: www.icmbio.gov.br/parnacaparao

Guia do Visitante: https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante.html

Com informações do ICMBio

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

(27) 3636-8006 / 99805-1308

imprensa@turismo.es.gov.br

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408