Agricultor de Santa Teresa é o primeiro no manejo da Juçara
Emerson Miranda é o primeiro agricultor do ES a obter licença para o manejo do fruto da palmeira Juçara, atendendo as normas que regulamentam a extração da espécie.
O primeiro plano de manejo aprovado para fabricação de polpa de juçara no ES é de Santa Teresa. O agricultor familiar Emerson Miranda é o primeiro a atender a instrução normativa que regulamenta o manejo da espécie. Rancho Fundo é o primeiro sítio de extração florestal do fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis) no Espírito Santo. A conquista teve o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do Projeto Biomas/Mata Atlântica.
A bióloga e coordenadora do Projeto, Fabiana Ruas, conta que o produtor e a esposa fizeram curso de coleta de sementes e produção de mudas florestais da Mata Atlântica, promovido pelo Projeto Biomas, em 2017, e desde então são parceiros do projeto. “Foram realizadas várias visitas ao sítio, nas quais constatamos grande riqueza natural da propriedade e identificamos a potencialidade da família trabalhar com exploração da palmeira juçara nativa da Mata Atlântica que está entre as espécies ameaçadas de extinção.
Segundo a bióloga, foi um trabalho de parceria com o escritório local do Incaper de Santa Teresa, para atender a todos os critérios para aprovação do plano de manejo junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). “A importância deste trabalho é que com a colheita dos frutos de forma amigável ao meio ambiente, o produtor além de contribuir para a preservação da espécie, ainda pode obter renda (com polpa, sementes, mudas, por exemplo) sem ter que matar a palmeira, como no caso de extração do palmito”, afirmou.
A família está conseguindo articulações importantes na região serrana do Estado, como empresas de grifes ecológicas, chocolates artesanais com as trufas com recheio de polpa da juçara, energético e diversos outros subprodutos que estão sendo pesquisados em parceria com universidades.
Segundo o produtor rural, o plano de manejo foi elaborado pelo escritório local do Incaper de Santa Teresa o que está nos proporcionando sair de uma situação de risco social, estávamos sem perspectiva de renda na propriedade que é quase 100% de Área de Preservação Permanente (APP). “Hoje, estamos iniciando a produção de polpa de frutos de Juçara, para nossa família”, disse.