GeralSlide

Água empoçada na rua são José põe imóveis em risco 

Uma água empoçada em uma vala na Rua São José no bairro Alvorada na divisa com residências que fazem frente para a rua São Cristóvão está deixando os donos dos imóveis atônitos, pois já não sabem a quem recorrer.

IMG_20220207_104756-300x138 Água empoçada na rua são José põe imóveis em risco 

O problema existe há muitos anos, e se agrava quando as chuvas são abundantes. Há 4 anos o STN esteve no local, constatou o problema e fez uma matéria. O secretário na época, Gervásio Magdalon, disse que já havia feito um levantamento e a obra já estava prevista no calendário da secretaria de obras, porém até hoje os moradores sofrem com o problema, pois quando chove, a água acumulada na vala, invade algumas residências.

IMG_20220207_104729-138x300 Água empoçada na rua são José põe imóveis em risco 

Moradores contam que sempre correu água ali, por conta que é o ponto de gravidade natural do local, e tinha manilhas que conduziam a água para a rede pluvial, mas há 12 anos o terreno foi aterrado pelo então vereador Walter Perini, desde então a água passou a invadir as residências quando há excesso de chuvas.

Por causa do acúmulo de água, a parede da residência do empresário Lucas Krause apresenta rachaduras. “Na verdade isso se transformou em um criadouro de mosquitos, já realizamos mutirão duas vezes, mas não conseguimos resolver, somente a prefeitura têm condições de dar jeito, foge ao nosso poder”. Explica.

O aposentado Tim Fernandes diz que já apelou para vários vereadores. “Muitos já vieram, olham e dizem que vão fazer indicações e não voltam mais. o último foi o Vanildo Sancio, ele disse que ia trazer o secretário aqui para ver ou ia trazer uma pá de terra, mas também não apareceu mais, pedimos encarecidamente que o secretário de obras possa olhar por nós e ver o que pode fazer para nos ajudar” Solicitou.   

A casa de dona Nair de Carvalho Venturini que mora na rua São José sofreu um desnível na fundação para o lado esquerdo, onde fica em contato com o alagado.

A secretaria de Obras informou que estará enviando uma equipe para levantar o problema e fazer um diagnóstico.

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408