GeralSlide

Alerta vermelho (grande perigo) para a Região Serrana 

O maior perigo está na região de montanha que possui maiores inclinações geográficas. Há riscos de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em cidades que estão nas áreas de risco. Segundo o Inmet, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm hoje, dia 10.

O Espírito Santo está em alerta vermelho por causa das fortes chuvas que se acumulam no estado. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Alerta vermelho indica “grande perigo” 

Segundo o Instituto, o alerta de “grande perigo” por conta das chuvas intensas incluem 70 municípios do Espírito Santo. O alerta é válido até segunda-feira (10), mas pode ser alterado.

O volume de chuva, segundo o Inmet, pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há alerta para ventos intensos de 60 a 100 km/h e de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções

Por conta do perigo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) preparou as seguintes instruções, em caso de chuvas fortes:

– Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;

– Observe alteração nas encostas;

– Permaneça em local abrigado;

– Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Defesa Civil 

A Defesa Civil de Santa Teresa, devido às fortes chuvas da noite de sexta-feira (7) e madrugada de sábado (8) está em alerta a ocorrências de deslizamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com o Instagram do órgão, nesta sexta foram atendidas ocorrências de deslizamentos na estrada que liga Santa Teresa a Várzea Alegre na entrada de Taboquinhas, alagamentos de residências em Santo Antônio do Canaã e no Mangangá; Queda de barreira próximo ao Mirante do Canaã; queda de barreira e cobertura vegetal próximo ao Tonini e queda de barreira próximo a estrada de Valsugana.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Teresa, Rodrigo Moschen, ontem a estação pluviométrica da Defesa Civil marcou chuva superior a 90mm. Alguns produtores rurais relataram chuvas pontuais acima de 130 mm.

Orientações:

Rodrigo pede para seguir as orientações de segurança do setor de Proteção e Defesa Civil de Santa Teresa e em caso de emergência ligar para (27) 9 9849-4525.

  1. Evite enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas;
  2. Não permaneça próximo a árvores, estruturas metálicas, equipamentos energizados;
  3. Tenha atenção com trincas e rachaduras nos imóveis e no solo do entorno;
  4. Observe se há acúmulo de água na base de taludes;
  5. Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda para atender as demandas. Em caso de emergência, entre em contato através do telefone (27) 99883-0305.

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408