Alunos de Santa Teresa visitam a Reserva Augusto Ruschi no dia da árvore
Alunos da rede pública municipal de ensino visitaram a Reserva Biológica (Rebio) Augusto Ruschi no Alto Santo Antônio nesta quarta (21) onde participaram de um plantio de espécies nativas tutorada pela secretaria de meio ambiente em comemoração ao dia da árvore. Um momento de aprendizagem sobre a importância da árvore e aprender um pouco mais sobre patrono da ecologia, Augusto Ruschi.
Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Thaiany Maciel Neves, em parceria com a Secretaria de Educação, será mostrado aos alunos a se tipo de iniciativa faz com que a mensagem da consciência ambiental seja propagada para os lares dos estudantes.
“Teremos um momento de aprendizagem sobre a importância dessa grande unidade de conservação que recebeu o nome de um dos nossos mais importantes cidadãos, o naturalista Augusto Ruschi.
As crianças poderão vivenciar a experiência da preservação do meio ambiente, observando a natureza protegida pelo ICMBio e ainda contribuir com sua preservação, com o plantio de mudas de espécies nativas.” Destacou.
Ao final da ação, cada aluno levará para sua casa uma muda de pau-brasil, espécie que dá origem ao nome do nosso país, perpetuando assim, esse exemplo junto a sua família.
O Prefeito Kleber Medici participou da ação e enfatizou. “Precisamos aproveitar as datas festivas para fomentar a consciência ambiental em nossas crianças, além de mostrar a eles mais de perto as riquezas naturais da nossa região, o qual são os atrativos naturais mais importantes de nossa cidade, a natureza, as árvores nativas”, complementou.
As crianças puderam vivenciar a experiência da preservação, observando a natureza protegida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e contribuir com a preservação, plantando mudas de espécies nativas. Cada aluno leva para casa uma muda de Pau-brasil, levando o exemplo para a família.
Na ocasião foi destacado a importância do cientista e naturalista Augusto Ruschi para a personalidade que a cidade tem hoje para o Estado e para o mundo, como sendo palco dos estudos de Ruschi e o seu legado, mais de 30% de seu território coberto com mata atlântica e duas reservas biológicas além do Museu Mello Leitão e referências nos estudos com beija-flores e orquídeas.