Antiguidades Relíquias da Terra
Depois de 38 anos como agrimensor, o topógrafo João Henrique Pauli, 58, 4 filhos, nascido em Santo Antônio do Canaã, avô polonês por parte de pai e avô Italiano por parte de mãe, começou a colecionar antiguidades passou a vender para os amigos e hoje virou um negócio que também é seu hobby.
A paixão pela arte o levou a deixar topografia inteiramente a cargo dos filhos, que já atuam na área. “Conheci 23 estados dando cursos na área de topografia, comprei sítio e resolvi me dedicar a minha renovada vida de colecionador de antiguidades” Explica.
João Henrique conta que começou a adquirir antiguidades há 4 anos e partiu para o comércio cerca de 2 anos e meio. “Quero dividir minha vida entre o antiquário e a vida no campo, no meu sítio, os peixes e o contato com a terra”. Conta.
Conta que no antiquário recebe pessoas de municípios vizinhos e também turistas até de outros países,
Segundo ele na loja há principalmente dois setores: dos homens (utensílios mais pesados), e das mulheres, (prataria e porcelana e cristais).
Temos aqui o apito da maria fumaça original de 1877, uma máquina em Braile alemã, só se encontra em museus, Um teodolito Buller de 1913, vendi há pouco um capacete e uma baioneta da FEB, patenteada de 1943,temos raridades como uma cristaleira em cristal bisontado, lapidado em bisote, uma balança eletrostática de precisão para pesagem de medicamentos para manipulação da década de 30, que pertenceu ao governo de São Paulo.
Trabalho muito com porcelana inglesa e depois a Tchecoslováquia, mas temos de muitas partes da Europa, tenho uma raridade, o primeiro perfume da Avon, um lindo frasco de porcelana,
Aberto ao público de terça a sábado até ás 18h e domingos quando tem eventos.