Meio AmbienteSlide

Aparecidinha forma comissão de reflorestamento

Um grupo de produtores rurais de Aparecidinha, criaram uma comissão para fomentar e desenvolver ações de reflorestamento na região da bacia do rio Bonito tributário do Santa Maria da Vitória.


A comissão foi criada no dia 31 durante a reunião ordinária da comunidade de Aparecidinha que aconteceu no salão de festa local. Estiveram presentes representantes do Idaf, do projeto Reflorestar e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento.


O agricultor orgânico Naldo Barth diz que “tudo vai ser feito dentro da Lei. Por isso têm o Ministério público como fiscalizador e os órgãos técnicos como Idaf e Incaper que vão nos orientar, nós temos medo de errar Muitos proprietários não conhecem ou reconhecem nossa proposta, porém tendo o respaldo das autoridades competentes, com certeza vamos avançar”. Comenta.


De acordo com o engenheiro florestal responsável pelo suporte técnico do projeto Reflorestar, Jair Krause Junior, “Esta região de Aparecidinha, Santa Teresa é área prioritária do governo do Estado para restaurar o ciclo hidrológico, é uma oportunidade para o produtor estar conciliando preservação ambiental com retorno financeiro, volume de água e dinheiro no bolso, e o único custo é a irrigação e mão de obra”. Explica.


O secretário de agricultura e desenvolvimento Jorge Natalli disse que a iniciativa do grupo é inspiradora e o poder público têm que estar presente com o apoio técnico, uma iniciativa desse porte só tenho a parabenizar.


Para o diretor técnico do Idaf, Fabrício Fardin “A iniciativa da comunidade de Aparecidinha onde os próprios produtores tiveram a ideia de se unir e realizar recuperação de nascentes, replantar florestas, e isso é apenas a semente, o início. Isso vai gerar o que na comunidade? Produção de água. Onde se planta floresta a água brota e as nascentes se renovam. é uma iniciativa difícil de se ver no meio rural, pois muitas vezes se fica esperando pela ação do poder público, por isso a comunidade de Aparecidinha está de parabéns e esse projeto terá todo o apoio da secretaria de agricultura do estado, de Santa Teresa, Incaper, e todas as instituições que trabalham o meio ambiente em parceria com a agricultura”. Afirma.

Membros da comissão: Gilson Mansur, Naldo Barth, Binho Vago, Juninho Valadares, Isaias, Gilmar schefler, Carlos Bomfim, Vanildo Vervloet, Ivan Rezende, Nilton Broseghini e Fabrício Fardin.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408