GeralSlide

Apenas 10 cidades em Risco Alto

Nove municípios saíram do alerta vermelho na 16ª atualização do Mapa de Risco do ES que começou a valer a partir do dia 03, Santa Teresa continua estável no baixo risco há cerca de um mês.

De acordo com o 16º Mapa de Gestão de Risco que entrou  em vigor nesta segunda-feira (03), Apenas 10 municípios capixabas integram a zona de Risco Alto para a transmissão do novo coronavírus, 22 estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado.

Nove municípios saíram do alerta vermelho, são eles: Alto Rio Novo, Aracruz, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pancas, Piúma, São José do Calçado, Sooretama e Vargem Alta. No entanto, dois entraram para o risco alto: Baixo Guandu e Mucurici.

Sete cidades estavam no risco baixo e foram para o risco moderado. São elas: Iconha, Itaguaçu, Iúna, Montanha, Pinheiros, Ponto Belo e São Domingos do Norte.

Mapa de Risco

A estratégia de mapeamento de risco começou no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 04 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI. No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408