Assembleia faz homenagem aos profissionais de Comunicação
Agnelo Neto
Trinta profissionais capixabas de comunicação serão homenageados pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na sessão solene desta quinta-feira (04), às 19h. De Santa Teresa Evandro Seixas e Stephen Rossi receberão a comenda Jairo Maia.
A sessão solene da Ales, desta quinta-feira (04) será especial para este fim. A proposição para as homenagens é do deputado estadual Torino Marques, também jornalista e radialista, com 36 anos de carreira. A edição 2021 da comenda que leva o nome do antigo radialista Jairo Maia, trás uma novidade.
“Introduzimos algumas mudanças no formato tradicional desta homenagem – conta Torino – com a proposta inclusiva de reconhecimento das novas modalidades de Comunicação. Aquela forma tradicional, que considerava apenas os comunicadores em rádio, jornal e TV está superada. Com o advento das redes sociais e as múltiplas utilidades da internet, a atividade se reinventa” – analisou.
Modernização e crise
Torino presidiu por dois anos a Comissão Permanente de Cultura e Comunicação Social do Poder Legislativo Estadual, imprimindo um ritmo de trabalho que levou em conta as mudanças no setor, com o advento de novas tecnologias. De fato, segundo observa ele, “muitos de nossos profissionais sucumbiram à crise econômica associada ao processo de profundas mudanças na forma de comunicar”.
Em algumas das reuniões na Comissão, o deputado lembrava a importância do poder público e empresas absorverem os profissionais disponíveis no mercado. Chegou a apresentar proposta para que até mesmo eventos financiados com dinheiro público fossem obrigados a ter, em sua organização, a presença de pelo menos um profissional do setor.
Alternativas
Torino entende que “todo organizador de evento publico ou privado tem que divulgar seu trabalho. Nada mais óbvio que um profissional de comunicação para uso de sua voz, texto, propaganda ou qualquer forma de divulgação. Do outro lado, nos veículos, sempre estarão outros profissionais de comunicação prontos para divulgar o material” – observou o deputado.
Sobre o alto índice de desemprego e desocupação na categoria, ele lamentou e disse: “ Tivemos, e ainda temos um grande número de profissionais sem trabalho, o que é muito triste. Quem se adaptou aos novos tempos está sofrendo menos. Temos muito trabalho a desenvolver, mas infelizmente essas discussões em plenário e na Comissão foram interrompidas pelo isolamento da pandemia” – lembrou o deputado e veterano radialista e jornalista.
Foto de capa: TV Gazeta/Reprodução (capa) e Reinaldo Carvalho
HOMENAGEADOS