Sancionada a Lei para correção do ano de colonização na bandeira do município
A lei de retificação da data de colonização da cidade no brasão e na bandeira foi apresentada pelo vereador Giovane Prando e sancionada hoje pelo prefeito.
Sancionada na quinta feira (03) a Lei que corrige o ano de colonização do município de Santa Teresa no brasão e na bandeira do município.
A correção já havia sido sugerida pelo Arquivo Público do Espírito Santo no início do ano por conta que outras cidades pleiteavam o pioneirismo de colonização italiana.
A Lei nº 050/2020 que altera a Lei 1252/1998 que retifica a data, foi apresentada pelo vereador Giovane Prando (Patri) e aprovada pela Câmara na semana passada, foi sancionada hoje pelo prefeito Gilson Amaro.
O vereador Prando disse que é uma data histórica para o município e de suma relevância. “Foi a partir dos estudos da historiadora Simone Zamprogno que nos passou todo embasamento histórico para que pudéssemos elaborar a nova Lei e também era necessário estar em consonância com a Lei federal, com os documentos do Arquivo Público que apontam Santa Teresa como legítimo berço da italianidade no Brasil”. Explica.
O Projeto apresenta a seguinte justificativa: Diante do reconhecimento do Município de Santa Teresa como pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, através da Lei Federal n° 13.617, publicada em 12 de Janeiro de 2018 e fundamentados na pesquisa referente ao tema realizada pela historiadora Simone Zamprogno Scalzer, cujo resumo integra o Anexo I do presente projeto de lei,
entendemos ser necessária a correção do símbolo do município, tornando a bandeira
fidedigna ao mais importante fato histórico de nossa terra, ou seja, sua Colonização,
em 1874.