Bancada governista rejeita ficha limpa e aprova aumento salarial dos cargos de confiança
A câmara de vereadores de Santa Teresa aprovou na sessão do dia 20 de junho, o projeto de autoria do executivo que concede aumento salarial aos cargos comissionados da prefeitura. Na mesma sessão, a casa de Leis rejeitou o projeto ficha limpa de autoria do vereador Gregório Venturim (PSDB) que visava impedir que pessoas que já fossem condenadas pela justiça fossem impedidos de ocupar cargos públicos.
O parecer do relator da comissão de Legislação e justiça, Delosmar Antonio Romagnha que sugeriu a rejeição da matéria, alegando inconstitucionalidade, provocou uma onda de insatisfação nos vereadores de oposição que reclamaram de retaliação aos projetos de interesse público.
O vereador Deloir Zanette (PSDB) diz que não há como votar contra um projeto que visa moralizar a política e que os vereadores do governo votaram contra os interesses da população. “A bancada do governo é maioria e conseguiu barrar o projeto”. Reclama.
O vereador Gregório Venturim diz que em relação ao aumento do salário dos comissionados, ele concorda com a proposta do executivo, pois este só está apenas corrigindo uma falha de reposição. “sabemos que ninguém pode receber abaixo do salário mínimo, porém acho injusto para com os efetivos concursados que não foram contemplados com o reajuste” explica. Com relação ao projeto ficha limpa, Gregório diz que houve uma manobra da bancada governista para arquivar o projeto. “ A proposta tramitou nas comissões durante 20 dias nesse período ninguém contestou a redação ou sugeriu alguma alteração, no dia em é posto em pauta para debate, o projeto é engavetado pelos votos da bancada do governo por sugestão da Comissão de Legislação e Justiça, a bancada também negou o pedido de vista do vereador Deloir Zanette, sem dar chance ao debate, ao aperfeiçoamento de uma matéria tão importante como essa que combate a corrupção que corrói nossas instituições públicas”. Concluiu.
O comerciante Júnior Macci se diz inconformado com o arquivamento do projeto ficha limpa “É uma vergonha para o município, pois a corrupção tem que ser combatida aqui também, assim como está sendo em outros municípios pelo Brasil à fora, os vereadores que votaram contra o projeto votaram a favor da corrupção”. Desabafa. Votaram a favor do projeto ficha limpa, os vereadores:
Gregório Venturim (PSDB), Giovane Prando (PEN), José Maria Degasperi (PT) e Deloir Zanette (PSDB).