Banco do Brasil ES está realizando mutirões para orientar produtores rurais sobre renegociações de dívidas
Os produtores rurais capixabas que acumulam dívidas e sofrem com dificuldades para produzir terão a oportunidade de sanarem suas dúvidas e buscarem soluções para honrarem seus compromissos. O Banco do Brasil realiza nesses dias, 12 e 13 de novembro vários Mutirões de Adimplência Rural no Espírito Santo, com o objetivo de esclarecer e propor prorrogações e renegociações de dívidas agrícolas, em especial para a cafeicultura.
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal Evair de Melo (PP) acionou o Ministério da Agricultura, em março deste ano, para encontrar soluções ao endividamento agrícola capixaba, apresentando dados e números da inadimplência. O parlamentar destaca a ação do Banco do Brasil na busca de caminhos para a redução do problema no Espírito Santo, lembrando que os produtores enfrentaram, entre 2014 e 2017, a maior seca da história do estado.
“Sempre importante lembrar que agricultura é negócio a céu aberto e agricultor não tem contracheque. É um trabalhador que depende de inúmeros fatores, especialmente os climáticos, para que tenha sucesso com sua produção. E no Espírito Santo, infelizmente, passamos por um período de forte crise hídrica combinada com a recessão econômica. Os efeitos são sentidos até hoje. O Banco do Brasil precisa acolher o nosso setor produtivo agrícola. Nossos agricultores querem honrar seus compromissos e continuar produzindo alimentos de qualidade aos brasileiros”, enaltece Evair.
Vice-presidente da Frente Parlamentar do Café, Evair também ressalta a ação especial para a cafeicultura no Espírito Santo, reiterando as dificuldades enfrentadas com as dívidas e também com os baixos preços no mercado. “Somos a favor de preços justos ao consumidor, mas nunca às custas do produtor. Em nosso estado, onde o café representa tanto na economia, o impacto das secas e da crise econômica foi ainda maior. Precisamos trabalhar junto a esses produtores, para que sejam incentivados a continuarem na atividade e elevar o padrão de seus grãos”.
A Frente Parlamentar do Café entregou uma pauta de reivindicações ao Ministério da Agricultura para reduzir os efeitos da crise no setor. Entre as demandas, estão a implantação do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), na modalidade invertida, a prorrogação de dívidas, a intercessão aos agentes financeiros para adesão ao Programa de Composição de Dívidas Rurais do Bndes e revisão do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).
Confira as agências do Banco do Brasil onde serão feitos os mutirões:
Iúna
Cachoeiro de Itapemirim
Itaguaçu
Jaguaré
Barra de São Francisco
São Gabriel da Palha
Linhares
Nova Venécia
Iconha
São Roque do Canaã
Venda Nova do Imigrante
Colatina
Santa Maria de Jetibá
Guaçuí
São Mateus
Afonso Cláudio
Itarana
Boa Esperança
Marilândia
Ecoporanga
Vila Valério
Santa Teresa
Pinheiros
Sooretama
Pancas