Bastidores da Política VI
Seixas Baré
Descaso antigo
Não é a primeira vez que os moradores da comunidade Ponte Balanço fazem manifestação no dia primeiro de maio pela revitalização da estrada que liga as duas Santas, Na verdade a reivindicação pelo asfaltamento da rodovia ES-080 é antiga, data de várias décadas, desde antes da era Hartung. Em 2014, Renato Casagrande assinou uma ordem de serviço para o asfaltamento do trecho entre os dois municípios (colocaram uma placa anunciando as obras).
Ano passado
No ano passado, também aconteceu a manifestação, uma semana antes da caminhada, o governo havia limpado tudo, tapado os buraquinhos, e durante o manifesto reclamaram da maquiagem. Da mesma forma que esse ano, o governador enfrentou o Carioca (liderança na localidade), explicou que iria licitar as obras de pavimentação asfáltica pois ali era linha de ônibus, que ia resolver etc. Esqueceram as promessas e esse ano fizeram outra maquiagem. Esse ano, o povo disse ao governador ‘estar cansado de tanto lero lero e quer a pavimentação asfáltica’.
Enfrentou o Casão
Anderson Fundeheller movimentou as pessoas de direita para pressionar o governador, mas quem peitou Casagrande foi um cara de esquerda, Carioca falando em nome da região não aceitou as desculpas de Casagrande, rebatendo as narrativas do governador ao afirmar que ‘tinham limpado a estrada e tapado buracos’, Carioca rebateu que ‘somente agora haviam feito a maquiagem’ lembrando o governador a sequência de seis anos de promessas. Uma reunião com lideres da comunidade foi marcada para segunda-feira (06) no Palácio Anchieta.
Qual o pecado?
Seis anos de trabalho virtuoso no Estado, com grandes realizações, pavimentações e aberturas de estrada em Irupi, Vila Valério, Itarana, Castelo, e deixar esse pedacinho que é muito antigo e simbólico, é o caminho dele, do Casagrande, descendente de italianos, sempre ausente na festa do Imigrante, parece que não torce pela raça que usa essa estrada foi uma das primeiras abertas no Estado. Que pecado aquele povo cometeu para não merecer que sua via seja pavimentada? Nota para o descaso do DER que só roça a estrada em época de festa.
Quem será?
Há uma informação nos bastidores que dentro de uma semana os teresenses irão conhecer o autor dos posts de ofensas a servidores públicos que viralizaram pelas redes sociais e aplicativos. A investigação corre em segredo de justiça.
Bola de cristal
Têm médicos em Santa Teresa dando 7 dias de atestado com diagnóstico de dengue, sem ao menos o paciente ter feito o exame. Essa médica deveria fundamentar seu atestado em alguma análise ou investigação…Estranho no mínimo.
Deputados contra o povo
Deputados do ES que votaram pela volta do DPVAT: Amaro Neto (Republicanos) Da Vitória (PP) Gilson Daniel (Podemos) Helder Salomão (PT) Jack Rocha (PT) e Paulo Foletto (PSB)
Contenda
No início de uma solenidade com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) e o prefeito Ninho (PP), de Dores do Rio Preto. se xingaram e tiveram que ser contidos para não saírem no tapa na manhã do dia 26.
Provocação
Tudo começou com uma provocação de Vandinho ao prefeito, o deputado, segundo testemunhas que presenciaram a cena, se aproximou de Ninho e disse: “Quem bate, tem que aprender a apanhar”. Era uma referência a uma live que o prefeito de Dores fez, criticando o parlamentar tucano e outros dois deputados do PSB, Tyago Hoffmann e Janete de Sá, a quem Ninho acusa de não terem levado recursos para sua cidade.
Copta
No início do mandato Kleber Medici tinha feito eleições com as associações para nomear a secretaria de agricultura. Hoje o presidente do União Brasil de Santa Teresa assume a secretaria de agricultura, Robson Erler pertencia ao grupo do Edimar do Republicanos.
Prometeu
Prometeu no início da gestão, deixar os setores: educação, turismo, agricultura…indicarem o nome para secretário, porém na prática, fez interferências e lobby nas associações pra consolidar nomes de pessoas próximas
PP deixa Casagrande
O presidente do PP de Vitória, Marcos Delmaestro, que também é secretário-geral do partido, deixou o governo de Casagrande. Segundo ele, a saída foi a seu pedido, para cuidar das eleições municipais. Delmaestro atuava como assessor especial da Casa Civil, Antes, durante o período de janeiro de 2019 a agosto de 2020, foi subsecretário da mesma pasta, como cota do PP na administração.
Quem?
Até o momento, não há notícia de que o PP que tem a indicação do secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e também do subsecretário da Casa Civil, Sandro Locutor, irá indicar o substituto de Delmaestro. De acordo com o partido, ainda não fol tratado com o governador.
Abaixo do Piso
Prefeito Kleber Medici enviou à Câmara Municipal proposta de reajuste dos professores abaixo do piso nacional do magistério.
O projeto de Lei Complementar n° 3/0224 de autoria do prefeito foi protocolado na Câmara de Vereadores e está na pauta desta terça-feira (30/04/2024).
Segundo consta do anexo da proposição, o salário inicial que atualmente é de 2193,61 será reajustado 4%, passando para R$ 2.281,35, valor que fica abaixo do piso nacional dos professores.
Desmatamento
Algo está errado. A EDP Escelsa desmatou uma área de proteção permanente (APP) em Alto Santo Antônio.
A supressão da vegetação ocorreu a pretexto de proteger a rede de energia. No entanto, as imagens deixam claro que a supressão de árvores nativas ocorreu no lado oposto da via onde passa a rede elétrica. Confira no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=udSQgsVph_E
Absolvido
A área técnica do TCES pediu a condenação do prefeito de Santa Teresa, Ministério Público também pediu a condenação, mas os conselheiros do TCES absolveram o Kleber no processo das mídias sociais. Coisa mais absurda no mundo jurídico, deram carta branca para o gestor se auto promover.
Pop Ruas
Em Santa Teresa os Pop ruas sempre foram bem tratados, alimentados, e se tornaram um problema de saúde, embora o executivo ignore o problema, muitos comerciantes andam insatisfeitos. Além das brigas, mendicância, uso dos espaços públicos nobres, também agora ocupam prédios privados, como supermercados, bares e até bancos como na foto abaixo tirado na manhã de quinta (02).