Biólogos Criam Cantoria de Quintal
João Victor Lacerda
Quem vive em sítios, chácaras ou bairros afastados, muitas vezes, têm o privilégio de poder contemplar uma cantoria de sapos, rãs e pererecas quando querem, bem alí no próprio quintal! Perto de um açude, brejo ou “córguinho” próximo à residência, e o espetáculo está garantido.
Interessados nesse tipo de serenata, nós biólogos pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Projeto Bromeligenous e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Santa Teresa) criamos o projeto “Cantoria de Quintal”.
Nosso objetivo é conhecer melhor essas serenatas e, com isso, desvendar quando e quais espécies estão cantando em cada quintal, dando início a um monitoramento acústico de sapos, rãs e pererecas. Como, infelizmente, não podemos estar no quintal de todos, contamos com a participação de vocês para juntos fazermos ciência e conservação. Com o estreitar dessa nossa relação, também esperamos um pouco ensinar e muito aprender com vocês.
É simples, querem ajudar?
Nem precisa se aproximar muito, basta apontar seu celular para a cantoria do seu quintal, realizar 30 segundos de gravação e nos enviar via whatsapp para algum dos números que constam na imagem acima.
Dessa maneira, os cidadãos teresenses estarão fazendo ciência e contribuindo diretamente para a Conservação da Natureza em nossa querida Santa Teresa. Viram só como é fácil?
Maior diversidade mundial
Nossa querida Santa Teresa, além de seu povo hospitaleiro e paisagens exuberantes, também é famosa por ser um dos municípios com maior diversidade de sapos, rãs e pererecas do mundo! Por aqui, já foram registradas mais de 100 espécies, sendo que muitas delas não ocorrem em nenhum outro lugar do planeta, apenas em nosso município.
Privilégio teresense
Muitos não sabem, mas isso é um grande privilégio para nós teresenses, já que essas criaturinhas são importantíssimas para o equilíbrio da natureza como um todo. Para nós humanos, são fundamentais para o controle de insetos e pragas, além dos diversos medicamentos que estão sendo descobertos a partir de suas secreções. Apesar de toda essa importância, muitas dessas espécies estão desaparecendo. Logo, é importantíssimo e urgente realizarmos estudos focados na conservação desses animais.
Como nos ajudar a fazer ciência?
É simples! Cada espécie de sapo, perereca ou rã possui uma cantoria exclusiva. Assim, muitas vezes, para nossa sorte, não é preciso ver uma espécie para saber que ela ocorre numa dada região, basta ouvi-la cantar. Por isso, a contribuição de vocês para nosso projeto é tão importante. A partir das gravações que nos enviarem, saberemos:
1) quais espécies ocorrem em Santa Teresa;
2) se essas espécies ocorrem em poucos ou muitos lugares do nosso município;
3) quando cada uma dessas espécie está se reproduzindo.
Com essas informações, certamente será bem mais fácil protegermos esses nossos grandes aliados. Assim, quase que sem perceber, vocês estarão fazendo ciência e contribuindo diretamente para a Conservação da Natureza aqui em nossa querida Santa Teresa.
APOIO: Projeto Bromeligenous e Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma).
Sigam-nos no Instagram: @cantoriadequintal