PolíticaSlide

Bruno Araújo fala em solução para falta de médicos em Santa Teresa

O vereador Bruno Araújo (PP) apresentou na sessão desta terça-feira (20) o que seria a solução para que o município de Santa Teresa possa resolver de forma paliativa, a falta de médicos no município.

Desafiado nas redes sociais pelo secretário de saúde e vice-prefeito Gregório Venturim (PSL), Bruno Araújo, que também é profissional da saúde, disse que a maioria dos municípios capixabas e principalmente do interior sofrem com a falta de médicos.

De acordo com o parlamentar, que durante seus últimos dois mandatos foi braço direito do ex-prefeito Gilson Amaro (in memorian) e por três vezes presidente da Casa de Leis, na ausência de médicos, o município pode comprar consultas por meio de consórcio. “No passado tivemos falta de médicos, mas teve situações em que a antiga secretária de saúde comprava consultas médicas pelo consórcio”, salientou.

“O secretario me desafiar a arrumar médicos não tem a mínima condição, essa é a função dele e do prefeito. Eu jamais jogaria minha função para ninguém, senão amanhã quebra um carro e o secretário de transportes desafia a sociedade a consertar. Isso não existe”, frisou.

Entenda como funciona o Consórcio CIM POLINORTE

A redação do STNews apurou e identificou que, ao todo, pelo menos 10 municípios integram o Consórcio Público da Região Polinorte, Cim Polinorte: Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Sooretama e Santa Teresa.

Criado no ano de 1998, O CIM POLINORTE é um Consórcio Público de Saúde, oferece serviços de consultas, exames e procedimentos especializados aos 10 municípios consorciados e tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham a complementar a assistência à saúde da população da microrregião na qual Santa Teresa está inserida. O CIM POLINORTE obedece aos princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde (SUS). O Consórcio é um novo modelo de parceria entre os Municípios, onde todos têm como foco a melhoria do atendimento em saúde para a população.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408