GeralSlide

Cabeleireiros pedem audiência com o prefeito

Cerca de 20 cabeleireiros de Santa Teresa se reuniram em frente à prefeitura, requerendo uma conversa com o prefeito com a proposta de voltar a trabalhar. O grupo diz que a maioria paga aluguel e não têm como se manter. A decisão ficou para quarta feira quando vai ser apresentada a proposta da classe ao Comitê Intersetorial de Prevenção à Pandemia que deverá se reunir na quarta feira às 08:00 hs, na Câmara Municipal.

O prefeito não estava, porém o grupo foi recebido pelo pelo procurador Dr. João Vinícius Tonini Custódio e Dra. Mônica Chiaratti e um representante da vigilância sanitária.

359d9bfb-e014-4395-be7e-fad1f9cd7c9a Cabeleireiros pedem audiência com o prefeito

De acordo com a líder do movimento Tâmara Borges  Brasil, o procurador do município falou sobre o decreto estadual que proíbe a abertura do comércio, embora o mesmo não pressupõe o local, eles entenderam que era uma atividade de risco. Porém colocamos as preocupações quanto à nossa situação, precisamos trabalhar, pois somos autônomos, é a única renda que temos, pagamos aluguel e não temos como pagar nossas contas. Questionamos que em Santa Maria está tudo funcionando, em Vitória também , Eles nos ouviram e prometeram levar ao Comitê Intersetorial nossa proposta de voltar a trabalhar observando todas as regras”. Explica.

Tâmara diz que os cabeleireiros já trabalhamos com agendamento, para evitar aglomerações, dentro das regras, da mesma forma, como outros estabelecimentos que estão funcionando, “Na verdade já existe aglomerações em bancos e supermercados, mas nós não, nossa demanda é menor, Nossa demanda vai ser avaliada pelo Comitê Intersetorial na quarta feira às 08:00 hs para ver se aprovam nossa proposta, estamos confiantes”.  Afirma. 

João Barbeiro diz que o seguimento não tem representante no comitê. “Elegemos um líder para nos representar na reunião de quarta próxima juntamente aos demais. O nossa solicitação é no sentido de que seja flexibilizado o nosso atendimento, pois somos prestadores de serviço, sempre zelamos pela assepsia dos locais de trabalho e clientes e lógico criando um protocolo que evitemos aglomeração das pessoas , máximo de um atendimento por vez. O governo do estado permitiu a abertura deste tipo de serviço no estado, porém em santa teresa, até o momento não foi otimizado este serviço.

Comitê Intersetorial

O Comitê Intersetorial foi instituído pelo prefeito Gilson Amaro No dia 18 último e a primeira reunião aconteceu na manhã do dia 20, na Câmara Municipal de Santa Teresa, onde foram definidas as medidas de contenção no combate ao coronavírus (Covid-19), depois de decretado “Situação de Emergência”.

O Comitê é formado por agentes de saúde, órgãos públicos, empresas privadas, associações, igrejas, comerciantes, CDL, Ministério Público e sociedade civil organizada.

Na ocasião foi decretado e oficiado pelo poder público que somente os serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis poderão  abrir de forma restrita. Bares, restaurantes, Igrejas, eventos, cerimoniais e lojas do comércio em geral deverão fechar a partir de segunda. (23) até o dia 30 de abril, ou até a revogação do decreto. Em seguida o prefeito abriu exceção para algumas lojas incluindo material de construção, observadas as regras da vigilância sanitária.

De acordo com informações não oficiais, o Comitê não têm presidente e nem secretário e só pode ser convocado pelo prefeito.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408