Turismo

Cantoria do Bar Elite

O Bar Elite existe desde o início do século passado (1920), passou por muitos proprietários e chegou ao século XXI como um ícone da Rua do Lazer e ponto de referência para os turistas que visitam a cidade.O bar é visitado por muitas pessoas famosas, tanto do estado quanto nacional que chegam para conhecer o as estruturas e a decoração do bar que pouco mudou através dos tempos.

Uma das tradições do bar e da cidade é  a Cantoria, costume dos primeiros italianos que aqui chegaram, e uma das tradições mantidas na cidade. A cantoria do Bar Elite que sempre aconteceu de forma espontânea e tradicional, é o que conta o atual proprietário Thiago Roldi,

“Era costume desde a década de 50, 60, depois da missa de domingo, uma turma animada se reunia no bar para cantar, costume da velha Itália, mas a partir de 2002 com o então secretário Luiz Carlos Nunes da Silva, houve um resgate oficial e a cantoria passou a ser um evento regular aos domingos no Elite, mas com o tempo foi perdendo a regularidade e chegou a parar”. Conta.

Ao assumir o bar Thiago explica que retomou a cantoria, porém no formato de uma vez por mês, para ficar mais cômodo para os cantores. “Uma das coisas mais importantes é a continuação desse evento como forma de manter viva a cultura e tradição, Foi essa minha motivação em retomar a cantoria no Bar Elite. Seria importante que a cidade através dos poderes públicos pudesse estar incentivando o aprendizado da concertina, da sanfona, ensinar as canções aos jovens para que esses pudesse estar levando adiante essa tradição, se não tiver esse incentivo, a tradição vai acabar morrendo.” Explica.

Thiago conta que pela aproximação de Centenário do bar que acontece em 2020, está realizando uma pesquisa para identificar os antigos proprietários e fazer um resgate da história do bar, “Queremos comemorar com uma publicação para que as pessoas que nos visitam conheçam um pouco da história do”Bar Elite”. promete.