Capixaba é escolhido para integrar a Escola CERN no Brasil
O professor Thiago Auer de Santa Teresa foi o único capixaba selecionado para compor a Escola CERN 2023 onde 21 professores de todo o Brasil, participarão de palestras, visitas e oficinas em Lisboa-Portugal e Genebra e Berna na Suíça.
21 professores de Física do Ensino Médio, das redes municipal, estadual, federal e particular de todo o território brasileiro foram escolhidos para participar da Escola CERN 2023, que acontece em Lisboa, Genebra e Berna de 31 de agosto a 09 de setembro de 2023. Entre os escolhidos está o capixaba Thiago Auer, professor de física na EEEFM José Pinto Coelho em Santa Teresa.
A programação inclui a participação na Escola de Professores de Física no CERN em Língua Portuguesa 2023, em visita ao Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) em Lisboa, Portugal; e um curso de aperfeiçoamento sobre conteúdos de Física Moderna, Física de Partículas e Cosmologia no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) em Genebra; no dia 09 de setembro os brasileiros estarão em Berna-Suíça visitando o museu e a casa de Albert Einstein.
A assessoria de comunicação da 15ª Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa 2023 informa que as palestras, visitas aos locais de exposições e oficinas com as mãos na massa, irão introduzir os participantes à física de partículas e tecnologias de ponta. “Esperamos que os participantes regressem a Portugal, Brasil, e outros países de expressão oficial portuguesa, como embaixadores da física de partículas, que passem os conteúdos e o entusiasmo às próximas gerações de físicos e engenheiros. Informou ainda que o CERN é uma Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, e o curso é voltado para a capacitação de professores do ensino básico para realizar transposição didática sobre Física de partículas e atrair o interesse dos jovens para o conhecimento científico.
O professor teresense Thiago Auer diz que as metodologias de ensino necessitam de melhorias e mudanças em relação às abordagens tradicionais de ensino, e a Escola de Física CERN Meson Piv 2023 representa uma oportunidade única de aprendizado. “O CERN, por ser o maior laboratório de pesquisa do mundo, contribuirá na pesquisa e desenvolvimento dos meus projetos, já em andamento, que são: a construção de uma plataforma digital com temas da Física Geral, desde conteúdos de Ciências-Física para o Ensino Fundamental e conteúdo de Física para o Ensino Médio, e o Produto Educacional de minha Dissertação de Mestrado que é um livro abordando as Mudanças Climáticas com enfoque em variáveis hidrológicas da Mata Atlântica, sendo que o primeiro capítulo aborda as mudanças climáticas e sua relação com a Física, em especial, a Física de partículas, ao aprofundar em conceitos como absorção e emissão de fótons e outros relacionados. Participar dessa escola me permitiria ter acesso direto a especialistas e a tecnologias, o que pode potencializar meus métodos em sala de aula. compartilhar com estudantes, ao complementar o capítulo do livro, assim como realizar palestras em escolas da região, disseminando a experiência”. Explica Thiago.
Curriculum Lattes
Thiago Auer – Possui graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2020). Atualmente é professor da Escola José Pinto Coelho e Sócio Regular da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Especializado em Metodologias no Ensino de Física (2021) e Didática para o Ensino Superior pela Faculdade de Conchas. Atualmente é Mestrando no Mestrado Nacional e Profissional em Ensino de Física – MNPEF da Sociedade Brasileira de Física. Seus trabalhos tem enfoque na Pesquisa em Ensino de Física na área de Mudanças Climáticas e Programação e Robótica.