EducaçãoSlide

Capixabas batalham por título de melhor profissional em competição nacional

O Senac Espírito Santo vai sediar entre os dias 20 e 23 de novembro, o “Competições Senac de Educação Profissional 2018”, o maior evento do segmento de comércio e serviços. Ao todo, 43 competidores de 20 Estados brasileiros competindo em seis profissões: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar, Serviço de Restaurante e Florista.

Larissa-Botelho-Natali-ocupação-de-Estética-e-Bem-estar-300x200 Capixabas batalham por título de melhor profissional em competição nacional

O evento acontece no Hotel Senac Ilha do Boi, onde será realizado as provas. Uma megaestrutura com treze mini salões de beleza, seis cozinhas completas, uma clínica de estética com quatro cabines, um ambulatório e quarto para atendimento hospitalar em home care, um restaurante com quatro ambientes e um bar para os garçons demonstrarem seus serviços. Cada prova terá um tempo determinado e os avaliadores estarão atentos a todas as competências de cada ocupação e critérios de excelência estabelecidos pelo Senac. Serão analisados quesitos como conhecimentos técnicos, postura e criatividade.

Representando o Espírito Santo, estão as capixabas Ester Reis Almeida, 20 anos, e Larissa Botelho Natali, 21. Alunas do Senac Espírito Santo, as profissionais estão recebendo treinamento de alto nível para se destacarem durante as provas.

Competidora de Cuidados de Saúde e Apoio Social, Ester Almeida, acabou de concluir o curso técnico de Enfermagem na unidade do Senac de Vila Velha. Focada, ela disse que chega a se dedicar quase 24 horas para a preparação. “Quando não estou no Senac praticando, fico em casa estudando. Somos pioneiros nessa ocupação, então minha responsabilidade é muito grande porque pretendo elevar o Estado ao patamar das outras escolas”, disse. Entre os desafios dessa ocupação, estão as provas que simulam situações reais que acontecem nos hospitais e também em domicílio, como ferimentos graves, paradas cardiorrespiratórias, entre outros.

Já Larissa Botelho, que cursa o técnico em Estética no Senac Vitória, vai competir na ocupação Estética e Bem-estar. Por seguir os padrões internacionais da WordSkills, a ocupação é bem abrangente e a aluna precisou fazer diversos cursos e especializações extras para estar apta. Treinando desde fevereiro, das 08h às 17h, Larissa, acredita que está pronta. “A expectativa é muito grande e essa experiência eu jamais teria, não fosse o Senac. Me sinto uma profissional mais que completa, aprendi a fazer maquiagem, design de sobrancelha, alongamento de cílios. Com certeza me sinto à frente para encarar não apenas a competição, mas também o mercado”, avalia.

Ao final da competição, com base na pontuação somada nas provas, os dois primeiros lugares de cada área disputarão uma vaga para a etapa internacional, a WorldSkills, que será realizada na Rússia em 2019.

 

Entrada gratuita