CulturaSlide

Carnaval de Marchinhas encanta visitantes

O tradicional Carnaval de Santa Teresa, vem crescendo a cada ano depois da retomada do resgate das Marchinhas, essência do carnaval brasileiro. Esse ano teve folia em todos os distritos, destaque para o carnaval de Patrimônio com o famoso “Bloco Sujo” que é o primeiro grito de carnaval do estado. Na sede, a empolgação ficou por conta das centenas de foliões que percorreram o trajeto da entre a Rua do Lazer e a Praça Augusto Ruschi, ao som da banda que tocava marchinhas de um saudoso carnaval.

85072119_3191905140828394_110813828433838080_o Carnaval de Marchinhas encanta visitantes


Uma das novidades desse ano foi a Maria minhoca, uma fantasia de 14 metros. Idéia do promotor cultural Rogério Dalmonech e confeccionado pela artesã Cláudia Brum.


Para Augusta Dalapícola, engenheira ambiental residente em Vitória, esse é o verdadeiro Carnaval. “Não existe uma folia melhor que essa, respeito, segurança e verdadeira alegria é o que vemos aqui, vim porque me falaram que era legal, mas foi muito mais do que esperei, próximo ano estarei aqui de novo com certeza”. Afirma.


O vendedor Ignácio Casagrande de Colatina, se diz encantado com o clima familiar da cidade. “Estou maravilhado com esse povo lindo, acolhedor que faz esse carnaval que não existe mais por aí, ver pessoas de todas as idades, ver crianças brincando em segurança, não têm preço. Parabéns à cidade”. Elogia.


A poetisa que nasceu no estado, mas atualmente mora em Governador Valadares, Marcia Venturini Seixas, diz que matou a saudade da terrinha. “Estou de alma lavada, já conhecia Santa Teresa de outros tempos, mas não imaginava tão bonita e alegre com um carnaval à moda antiga, estou muito feliz e com alma nova, foi minha melhor escolha”. Conta.

87781261_3191901794162062_1496359016719187968_o Carnaval de Marchinhas encanta visitantes


A secretaria de turismo e cultura de Santa Teresa, Eliana Litke diz que o carnaval vem seguindo a linha que já vinha sendo adotada com foco no resgate da tradição, “foram realizadas diversas oficinas de apoio para incentivar os foliões a construírem suas próprias fantasias e educando no sentido de um carnaval alegre e seguro”. Explica.