Carretella em Santa Teresa surpreendeu com o belo desfile
Texto Seixas Baré – Fotos Caio Salviato e Jocimar Montbeller
Ao contrário do bucólico desfile do ano passado, a Carretella Del Vin 2024 surpreendeu pela organização e belas alegorias
A Carretela Del Vin, principal atração da Festa do Imigrante Italiano que aconrtece em Santa Teresa no ES, foi desmontada após a pandemia de covid, passando a incorporar novo modelo, sem distribuição de vinho, linguiça e queijo e assumindo um novo percurso.
No ano passado, esse novo modelo teve seu pior desempenho desfilando para as ruas vazias, sem a mínima participação popular, característica que a tornou famosa, chegando a receber 60 mil pessoas em seu desfile. Neste ano, apesar das muitas críticas da população pelas redes sociais, comparando-a a um velório, no nosso entender, foi um show comparado ao ano passado.
A população está entendendo que foi mudado o formato, percurso e método, diferente daquele utilizado tradicionalmente, vale a pena tentar seguir melhorando.
É preciso mencionar que em 2024 a Festa do Imigrante Italiano contou com a organização do grande profissional Zé Olavo, responsável pelo primor do desfile. Enquanto no ano passado, o desfile da Carretella parecia um enterro, esse ano havia 3 pequenos trios elétricos, lindas alegorias e bastante suporte na segurança impedindo a invasão na área do desfile. Destaque para o bloco da cultura do café, lindíssimo.
Participação
A participação popular melhorou muito esse ano, ultrapassando 10 mil pessoas. O evento teve também boa participação do executivo local que destinou ao todo, média de R$ 400 mil.
Bolo de Aniversário
Esse ano outra novidade é o tradicional bolo do aniversário da cidade que sempre foi oferecido pelo organizador da festa, o Circolo Trentino di Santa Teresa, esse ano a feitura do bolo ficou a cargo da prefeitura de Santa Teresa.
Confira um video do desfile postado no no Instagram
Confira as lindas fotos da Carretella 2024
As alas e alegorias perfeitasorga,a
organização nota dez mas em vários pontos da caminhada o clima e as fisionomias das pessoas eram mesmo de velório pois o carro de som do meio não estava funcionando e a falta de música temática deixou à desejar… onde só se ouvia o som dos passos e alguns murmúrios cheguei a ouvir várias vezes esse comentário “parece um velório” não concordei muito pois eu estava com espírito de festejo mas parando pra observar entendi oq essas pessoas queriam dizer…do mais foi tudo muito lindo.
Matéria sem fundamento. Ano passado o desfile estava lotado, é só olhar as fotos. Tivemos 8 alegorias tbm. Favor estudar melhor antes de postar. Esse dinheiro que vc menciona nunca chegou ao Circolo. Por favor…
E Zé Olavo organizou a festa. A Carretella é organizada voluntariamente pelo Circolo e por pessoas da comunidade.