Colocação de porteiras causa indignação na comunidade de Recreio
A cada dia cresce mais a colocação de porteiras na estrada municipal que contorna a represa de Rio Bonito, às vezes colocam cercas e outras vezes cavam a estrada com máquinas para impedir passagem. Alguns proprietários já estão loteando a margem que é área de preservação.
Um morador antigo do lugar, diz que colocou uma porteira na propriedade dele porque estava passando muita gente estranha de outros municípios para caçar à noite e colocar malhadeiras. “Um pessoal mal encarado, entram para a represa, ficam dias, saem carregados de peixe e de caça, e ainda às vezes roubam as nossas bombas, mas se a prefeitura mandar tirar eu tiro, mas têm que fiscalizar”. Explica um morador que não quis se identificar.
O empresário Ozimar Biasutti, que visita a represa desde que nasceu, diz que nunca presenciou tanto desrespeito. “Estão colocando porteiras em todo lugar, como pode? a cabeceira de uma ponte está avariada há tempo, a prefeitura não dá manutenção e nem a empresa responsável pela gestão da represa, aí alguns moradores do lugar se acham com direito de fechar a via pública, essa estrada conheço ela há 50 anos, como pode alguém fechar uma estrada tão antiga, onde está o poder público”? Indaga.
Um morador do entorno da represa que não quis ser identificado diz que a prefeitura está faltando com os serviços à população da região. “A ponte de recreio não foi concertada para beneficiar outros que têm interesse em loteamentos na área, nossas crianças têm que vir a pé até mais de quilômetros, na lama e às vezes na chuva, e o vereador daqui vê o que a gente sofre e não fala nada”. Afirma.
O pescador José Guns diz que o grupo S.O.S Rio Bonito protocolou uma petição na prefeitura para que sejam tomadas as providências quanto aos abusos cometidos.
Entramos em contato por e-mail com a secretaria de meio ambiente de Santa Maria, mas até a publicação desta matéria, não houve resposta, assim que chegar um pronunciamento da pasta, atualizaremos a matéria.
Contatos com a PMSMJ: (27) 3263-4811 ou pelo e-mail: adm@pmsmj.es.gov.br
Moro na barragem ha 6 anos,estão fechando os acessos para pescar e vender tranquilamente peixes de todos tipos em qualquer época,mas principalmente fecham para que não sejam incomodados pela EDP ESCELSA pelo fato de fazerem gatos em seus postes nas propriedades utilizando bombas enormes para irrigação usando água da barragem desordenadamente,revoltante isso,vejo todos os dias isso e ninguém faz anda pois autoridades não conseguem chegar nas propriedades por causa das porteiras
O rapaz da EDP faz leitura uma vez por mês, dias especificados no site,talao conta,nesses dias não colocam gato,como disse moro 6 anos ao lado da represa vejo tudo,sabem exatamente o dia q o rapaz da leitura vem deixando as porteira aberta nesses dias.!!!!!