Com que computador eu vou?
Marcelo Neto
A matéria desse mês não responde somente a um pedido, mas a vários pedidos que recebo sobre: qual configuração de computador devo comprar?
Pois bem, são várias situações distintas, porém vamos elucidar as mais comuns como computador básico para trabalho e estudos e um computador que utiliza um software mais pesado para jogar ou trabalhar.
Primeiramente é importante destacar as principais funções dos hardwares do computador: o processador é como o cérebro do computador, como o próprio nome sugere, ele que processa todas as informações – os processadores atuais possuem mais de um núcleo, para trabalhar em simultâneo variadas informações;
Memória RAM é uma tecnologia que armazena (faz leitura) temporariamente de conteúdos, em uma analogia simples é como uma mesa de estudos, quanto maior a mesa, mais capacidade de armazenar livros em cima dela para que você possa ler/estudar, ou seja, quanto maior a memória RAM ou a mesa, maior a capacidade de espaço de trabalho temporário; HD basicamente é a unidade de armazenamento permanente; placa mãe onde todos os componentes do computador são ligados. Devemos ressaltar que as placas que veem integradas na placa mãe, como placas de vídeos, rede, áudio e etc. são chamadas de placas onboard e as placas que não veem integradas de fábrica na placa mãe, como uma placa de vídeo dedicada, são chamadas de placas offboard.
Portanto para um computador de trabalho simples ou de estudos onde, basicamente será utilizado editores de textos e planilhas, seria necessário apenas um processador de 4 núcleos físicos, uma memória RAM de no mínimo 04 GB com a placa de vídeo onboard. E para um computador que utiliza um software um pouco mais pesado, ou que será utilizado para jogos, o ideal seria um processador de 08 núcleos físicos, 16 GB de memória RAM, com uma placa de vídeo dedicada offboard. Lembrando que estou descrevendo as configurações mínimas recomendadas, sendo fundamental na hora da escolha do computador marca e valor do mesmo.
Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas, Especialista em Gestão Empresarial.