Começou a revisão do PDM
“Com a revisão do PDM, o município de Santa Teresa dá um importante passo na direção do desenvolvimento ordenado”- Luiz Paulo Vellozo Lucas.
Aconteceu na quinta-feira (25) o I Fórum Municipal de Política Territorial de Santa Teresa. O município deu início ao processo de reformulação do seu Plano Diretor Municipal (PDM) que é um instrumento legal que visa orientar a ocupação ordenada do solo urbano, com vistas à preservação da natureza e da memória, observando os interesses coletivos e particulares.
O Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, esteve presente e compôs a mesa de honra do evento destacando a tradição do Instituto em estudos voltados ao desenvolvimento urbano, com foco atualmente no Desenvolvimento Regional.
Ele elogiou a iniciativa e preocupação do município de Santa Teresa em dar luz ao planejamento territorial ordenado. “Santa Teresa tem um desenvolvimento promissor e é importante que este aconteça com base em regras pactuadas e que cuidem da valorização do conjunto da cidade. Assim, a qualidade de vida vai crescer junto. O desenvolvimento para ser bom tem que ser pensado, planejado e pactuado. Com a revisão do PDM, o município de Santa Teresa dá um importante passo nesta direção”, ressaltou.
Ordenamento territorial
A coordenadora de estudos territoriais do IJSN, Letícia Tabachi, falou sobre ordenamento territorial, seus entraves e soluções e destacou: “É preciso saber que cidade queremos para então saber quais instrumentos urbanísticos deverão ser inseridos no PDM. A importância do planejamento urbano é essa, garantir um crescimento com acessibilidade num conceito mais amplo, com as pessoas tendo acesso aos serviços urbanos, sejam de mobilidade, saúde, educação, saneamento e outros”.
Desafios
Foram abordados também os desafios do planejamento urbano em municípios pequenos, com a professora Luciana Schaeffer, e aspectos sobre meio ambiente e zona rural do PDM, com a técnica do Incaper, Ranusa Coffler. Durante a tarde foi realizada uma mesa redonda com as representantes da Prefeitura, Pâmela Tofolli e Priscila Pizziolo da Mota.
Além do Fórum, o processo de construção do PDM contará com oficinas temáticas e audiências públicas. Segundo a secretária municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Samira Valadares Sperandio, o objetivo é “sensibilizar e mobilizar a população de modo a garantir a colaboração e sugestões no processo de revisão do PDM”. A prefeitura disponibilizará ainda link online para a população enviar suas contribuições.
Matéria completa no link: http://www.camarasantateresa.es.gov.br/noticia/ler/171/forum-discute-plano-diretor-municipal-de-santa-teresa