GeralSlide

Comitê decide liberar o comércio de Santa Teresa

Na noite deste domingo (19), o Comitê Intersetorial votou peloo whatsapp e decidiu seguir o decreto do governador e liberar a abertura do comércio em Santa teresa. De acordo com a proposta as regras serão as mesmas do governo que deve ser publicada hoje no diário oficial.

Diante do anúncio do governador Renato Casagrande de que na  segunda-feira (20) começa a valer o decreto de flexibilização da abertura do comércio em 72 municípios, a secretária de saúde de Santa Teresa, Andréia Passamani, convocou na noite de domingo (19) o Comitê Intersetorial de enfrentamento ao Covid-19 através do grupo do Comitê no Whatsapp para uma deliberação de urgência que a situação exigia. Na nota ela dizia: “Se esperarmos muito, não teremos prazo suficiente para fazer a nossa publicação, e criará um problema em nosso comércio”.

O grupo realizou uma votação de 2 propostas: 

*Seguir o decreto do estado em prazo e regras, inclusive as que já foram e as que serão publicadas.

*Manter o decreto municipal com todo comercio fechado até que o Comitê se reúna e delibere.

Venceu a primeira proposta com 19 votos a favor, houve 2 abstenções e a secretária não necessitou votar.  O Comitê deve se reunir na quarta feira (22), o encontro está marcado desde a semana passada.

Decisão

Casagrande explicou que, a partir de um Mapa de Gestão de Risco, os municípios do foram divididos conforme o risco de contágio: “baixo risco”, “risco moderado” e “alto risco”.

Com os dados coletados até esta sexta-feira (17), o Espírito Santo tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios abaixo desse coeficiente estarão no Risco Baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no Risco Moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no Risco Alto.

Com essa classificação, nos municípios de “baixo risco”, a abertura dos comércios foi liberada e as prefeituras devem orientar a população para não acontecer aglomerações e os cuidados necessários para conter o vírus. Os trabalhadores desses comércios devem usar máscaras.

Nos municípios de risco moderado, o comércio também poderá funcionar, mas os funcionários e clientes serão obrigados a usar máscaras. Nos municípios com mais de 70 mil habitantes, o comércio terá que funcionar em dois turnos diferentes. As prefeituras que irão organizar esses turnos.

GV continua fechado

“A Grande Vitória e Alfredo Chaves são “risco alto” e os municípios que fazem fronteira, apesar de não terem uma grande quantidade de casos, receberam “risco moderado” por causa desse risco maior de contágio”, explicou o governador.

Nos municípios com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, o comércio continuará suspenso até a próxima semana, quando a situação será reavaliada. Veja no fim da matéria as medidas anunciadas para cada grupo de cidades.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408