Confira os importantes resultados da Audiência Pública sobre segurança em Santa Teresa
Entenda o que foi deliberado, as medidas e as promessas, confira a fala dos 6 vereadores presentes.
A Audiência Pública sobre segurança que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores em Santa Teresa no dia 01 de setembro, pode seguramente significar um divisor de águas e um grande avanço nas políticas públicas de segurança em Santa Teresa e região. A audiência contou com a participação de muitas autoridades, especialistas em segurança, vereadores, sociedade civil e o prefeito de Santa Teresa.
Requereu e presidiu a Audiência Pública, o professor Renato Cosmi (União Brasil). Para a redação do STN, o vereador que é proponente da implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal(GGIM), disse que era necessário se fazer alguma coisa, diante das últimas notícias de violência em nossa cidade. “Houve muitos questionamentos de membros da sociedade civil e autoridades e percebemos que tínhamos que dar uma resposta à sociedade”. Afirmou.
As demandas da sociedade foram apresentadas de forma incisiva e com eloquência pelos seus representantes, e a resposta foi satisfatória, pois veio com medidas deliberadas, anunciadas e outras prometidas pelas autoridades constituídas durante a audiência.
Ficou pendente o problema dos efetivos que não podem ser resolvidos a curto prazo, mas já há um concurso para mil vagas a caminho.
A cidade deve ganhar um sistema de videomonitoramento que foi decretado e já está em análise por uma empresa especializada. Deve ser também instituído, logo após as eleições, o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal (GGIM). O prefeito Kleber Medici diz que é preciso cautela na escolha dos aparelhos. “O videomonitoramento está em fase de análise de viabilidade. Já foram feitas reuniões com a PM e especialistas da área e estamos aguardando o repasse de todos os dados para buscar junto ao governo estadual e federal recursos para abraçarem o nosso recurso próprio. Esta cautela é para evitar os transtornos que os videominitoramentos instalados em municípios próximos vem apresentando. Também contribuirá o cerco inteligente instalado na Rodovia próximo à ponte do Ferrari. Estamos tentando outros pontos junto ao Detran. Explicou.
Acompanhe um trecho das falas dos vereadores presentes na Audiência Pública.
O presidente da Câmara de vereadores, Vanildo Sancio (PSB), em sua fala afirmou que a população cobra muito da polícia, do prefeito e dos vereadores, mas quando se realiza uma audiência pública o povo não comparece. Em seguida elogiou a iniciativa do prefeito pela implantação do sistema de videomonitoramento.
O vereador Bruno Araújo (PP) disse que Santa Teresa é muito bem atendida pelos órgãos de segurança, mas criticou a falta de efetivos, “ Somente a presença da PM no interior já inibe muito, precisamos da presença no interior, por isso que eu gostaria de ver o governo diretamente representado aqui nesta audiência, precisamos de efetivos, somos uma cidade diferenciada para o turismo e nossa população dobra nos finais de semana”. Ainda sugeriu que a ATA da audiência fosse encaminhada ao Governador. Pediu continuidade dos encaminhamentos
O vereador Thiago Roldi (PSDB), afirmou que o tema segurança é importantíssimo, visto a vocação turística da cidade e a necessidade de fornecer segurança para a população. ressaltou a importância da implantação do sistema de videomonitoramento, objeto de sua indicação na Câmara, aprovada por todos os vereadores, “É uma eficiente ferramenta para inibir práticas criminosas”. Disse o parlamentar.
A vereadora Dra. Mel (PSDB), disse que Santa Teresa é uma cidade pacata, mas a cidade vem perdendo ao longo dos anos essa característica, apesar do ótimo serviço prestado pelas Polícia Civil e Militar. vem acontecendo fatos que nos remete temor, principalmente com respeito a criminalidade e o tráfico de drogas, e lembrou que todos esses crimes que acontecem aqui no município merecem uma resposta, desde os crimes menos graves até os mais graves,” todos merecem uma resposta, pois é isso que a pessoa procura quando ela vai ao serviço público”. Lembrou que a Polícia Militar está com falta de contingente. “Se não tomarmos as providências agora, corremos o risco de perder o controle da situação”. A vereadora lembrou ainda que deve ser feito um diagnóstico da situação para que juntos se possa buscar uma solução e traçar um plano.
O vereador Giovane Prando (Patri), disse ter 3 pontos relevantes para colocar:
“Já participei de outras reuniões e audiências sobre segurança pública, que ficaram só na palavra, não saíram da palavra, vejo com bons olhos a necessidade de não ficar só na audiência, mas que isso se efetive, e isso émfunção de todas as instituições públicas responsáveis e com a população envolvida para que isso se integre e funcione”. Argumentou Giovane. O parlamentar aproveitou para parabenizar a integração dos departamentos de segurança para trazer o sistema de videomonitoramento há tanto esperado. E cobrou, reforçando a fala do Bruno Araújo, mais efetividade do governo do Estado, principalmente para as demandas dos finais de semana.